Para que serve erva-cidreira e quais são os seus benefícios?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A erva-cidreira, de nome científico Melissa officinalis, é uma planta com propriedades calmante, sedativa, digestiva, carminativa (contra gases) e antiespasmódica (contra cólicas). Pode ser consumida sob a forma de chá, extrato, tintura e óleos essenciais. Devido aos seus benefícios, a Melissa, como também é conhecida, serve para auxiliar o tratamento de casos leves de ansiedade, insônia, má digestão, distúrbios estomacais e cólicas abdominais e menstruais.

Os benefícios da erva-cidreira são devidos aos compostos presentes na Melissa officinalis, como óleos essenciais, glicosídeos, ácido rosmarínico, flavonoides e triterpenos. Dentre eles, destaca-se o ácido rosmarínico.

Benefícios da erva cidreira
Erva-cidreira (Melissa officinalis)

As propriedades sedativa, ansiolítica, carminativa e antiespasmódica da erva-cidreira são comprovadas por estudos científicos. Por isso, o benefícios da Melissa são reconhecidos pela medicina e a planta faz parte da lista dos fitoterápicos reconhecidos pela ANVISA.

É importante não confundir a erva-cidreira com o capim-limão ou capim-cidreira (Cymbopogon citratus) que, apesar de terem propriedades semelhantes, são plantas diferentes.

Quais são os benefícios da erva-cidreira?

Ação ansiolítica e sedativa

A erva-cidreira é muito conhecida e usada pelas sua leve ação calmante e sedativa, ajudando a combater o nervosismo o estresse, a ansiedade e a insônia. Para ajudar a dormir melhor, recomenda-se tomar a chá de erva-cidreira uma hora antes de se deitar.

Ação antiespasmódica

A erva-cidreira tem ação antiespasmódica. Isso significa que a Melissa inibe os espasmos dos músculos lisos presentes em órgãos como intestino, estômago, bexiga, esôfago e útero, aliviando cólicas e desconfortos digestivos.

Ação carminativa

Outro benefício da erva-cidreira é o seu efeito carminativo, ou seja, diminui a formação de gases no estômago e no intestino. Por isso, a erva-cidreira também é indicado para aliviar e prevenir eructação (arrotos) e gases intestinais.

Ação antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica

De acordo com alguns estudos, o óleo essencial e o extrato de raiz da Melissa officinalis têm propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas. Dessa forma, a erva-cidreira também pode ser usada para combater inflamações, dores e infecções causadas por vírus e bactérias.

Como fazer chá de erva-cidreira?

Chá de erva-cidreira: benefícios e como fazer

Ingredientes (receita 1):

  • 2 colheres de sopa de erva-cidreira seca ou 4 g de folhas frescas picadas da planta;
  • 150 ml (1 xícara de chá) de água.

Ingredientes (receita 2):

  • 30 g de folhas frescas picadas de erva-cidreira;
  • 1 litro de água.

Como fazer:

1. Leve a água ao fogo até levantar fervura;

2. Quando começar a ferver, desligue o fogo, adicione a erva-cidreira e deixe tapado por 15 minutos;

3. Beba 2 a 3 xícaras de chá de erva-cidreira por dia.

Quais as contraindicações da erva-cidreira?

A erva-cidreira é contraindicada para pessoas com pressão baixa (hipotensão) e hipotireoidismo, pois a Melissa inibe a função da glândula tireoide e pode baixar a pressão arterial. Mulheres grávidas ou que estão amamentando só devem tomar o extrato, a tintura ou o chá de erva-cidreira com orientação médica.