O exame de bilirrubina serve para avaliar o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, bem como possíveis lesões hepáticas. A bilirrubina é uma substância resultante do metabolismo da hemoglobina (substância no sangue que carrega o oxigênio dá a cor vermelha aos glóbulos vermelhos).
Quando os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, envelhecem, eles são captados e destruídos pelo baço. A hemoglobina é então "quebrada"e transformada em bilirrubina, que por sua vez é metabolizada e excretada pelo fígado. A bilirrubina também é excretada pela bile e eliminada por meio das fezes.
A bilirrubina indireta é a primeira bilirrubina a ser produzida nesse processo, sendo depois transformada em bilirrubina direta.
Assim, quando a bilirrubina indireta está alta, é sinal de aumento da degradação de hemoglobina ou deficiência do funcionamento do fígado. Já o aumento da bilirrubina direta tem como principal causa a deficiência da bile em eliminar a bilirrubina.
A elevação simultânea dos níveis de bilirrubina direta e indireta pode ser causada por obstrução da bile ou lesão intensa das células do fígado.
Dentre as doenças que podem aumentar a concentração de bilirrubina no sangue estão as hepatites, cirrose hepática, Síndrome de Gilbert (condição benigna e genética que provoca uma elevação nos níveis de bilirrubina), câncer de fígado, anemia falciforme, cálculos ou tumores biliares, entre outras.
Nos adultos, os valores de referência normais de bilirrubina são:
- Bilirrubina total: 0,20 a 1,00 mg/dL;
- Bilirrubina direta: 0,00 a 0,20 mg/dL;
- Bilirrubina indireta: 0,20 a 0,80 mg/dL.
Em recém-nascidos prematuros, os valores de referência normais da bilirrubina total são:
- 1 dia: 1,00 a 8,00 mg/dL;
- 2 dias: 6,00 a 12,00 mg/dL;
- 3 - 5 dias: 10,00 a 14,00 mg/dL.
Para os recém-nascidos a termo, os valores de referência normais da bilirrubina total são:
- 1 dia: 2,00 a 6,00 mg/dL;
- 2 dias: 6,00 a 10,00 mg/dL;
- 3 - 5 dias: 4,00 a 8,00 mg/dL.
A avaliação do resultado do exame de bilirrubina no sangue é da responsabilidade do/a médico/a que solicitou o exame.
Também pode lhe interessar:
Bilirrubina na urina, o que pode ser?