As pomadas para tirar queloide são as à base de corticosteroides, que devem ser prescritas pelo médico. Mas o tratamento para a queloide depende da sua localização no corpo e de seu tamanho. Pode ser realizado por vários métodos, como o uso de placas de silicone, radioterapia local, pomadas, fitas oclusivas ou injeções de corticosteroides, crioterapia, cirurgia e terapia fotodinâmica.
A cicatriz é o resultado final do processo de cicatrização ou fechamento da pele após um ferimento, queimadura ou incisão cirúrgica. No processo de cicatrização há uma multiplicação de células para que haja o fechamento necessário da pele. Algumas vezes a cicatriz aumentada (cicatriz hipertrófica) pode ser confundida com a queloide. No entanto esse tipo de cicatriz não ultrapassa o tamanho do ferimento e pode reduzir naturalmente ou por meio de tratamentos mais simples.
Nos casos de queloide há uma multiplicação exagerada de células que resulta em uma cicatriz elevada, às vezes, ultrapassando os limites do ferimento. A queloide ocorre mais em pessoas negras e algumas pessoas têm maior predisposição genética para desenvolvê-las. Inicialmente tem coloração avermelhada , tornando-se mais escura e da cor da pele com o passar do tempo, pode coçar ou ser dolorida.
O cirurgião plástico e o dermatologista são os especialistas indicados para tratar desse problema.