Perguntar
Fechar

Quais os sintomas de um derrame cerebral?

Os sinais e sintomas de um derrame cerebral podem incluir perda de força, adormecimento ou paralisia da face ou algum membro de um lado do corpo, alterações da visão, dificuldade para falar ou entender frases, desequilíbrio, tontura, falta de coordenação ao caminhar ou queda súbita, dor de cabeça forte e persistente e dificuldade para engolir.

As manifestações de um acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico (AVE), como também é conhecido, variam conforme o local em que ocorreu o derrame. Contudo, uma característica importante do AVC é o fato dos seus sinais e sintomas terem início súbito.

Embora popularmente os acidentes vasculares cerebrais sejam chamados de "derrames", a ocorrência de extravasamento de sangue para o cérebro só ocorre no AVC hemorrágico. Nesses casos, a hemorragia é provocada pela ruptura de uma artéria.

Porém, a forma mais comum de "derrame cerebral" é o AVC isquêmico, no qual não ocorre um "derrame" de sangue propriamente dito, mas sim uma obstrução ou diminuição brusca do fluxo de sangue para o cérebro.

Veja também: O que é um AVC e quais os sintomas ou sinais?

O tratamento do derrame cerebral depende do tipo de AVC. Quanto mais rápido ele se iniciar, menores são as chances de sequelas e maiores são as chances do paciente sobreviver.

Leia também: Derrame cerebral tem cura? Qual é o tratamento?

Por isso, aos primeiros sintomas de um derrame cerebral, a pessoa deve ser levada o quanto antes a um serviço de urgência. O especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento do AVC é o neurologista.

Também podem lhe interessar:

Derrame cerebral: Quais são as causas e possíveis sequelas?

O que é AVC isquêmico e quais são os sintomas?

O que é AVC hemorrágico e quais são os sintomas?

Suspeita de AVC: o que fazer?