Quais os sintomas do Transtorno Explosivo Intermitente (TEI)?
O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) caracteriza-se por comportamentos impulsivos de agressividade, violência ou irritação, geralmente seguidos por sentimentos de arrependimento, constrangimento ou remorso.
As explosões podem resultar em danos materiais ou agressões físicas e verbais a terceiros, sendo normalmente desproporcionais às situações que as desencadeiam.
Além de poder ferir os outros, pessoas com Transtorno Explosivo Intermitente também podem causar lesões em si próprios durante uma crise.
Explosões de fúria
As explosões do Transtorno Explosivo Intermitente podem durar até meia hora e na maioria dos casos geram agressões físicas e verbais, danos corporais e destruição de propriedades de terceiros. As crises podem ocorrer frequentemente ou em intervalos de tempo que podem ir de semanas a meses.
No período entre os episódios, o indivíduo pode mostrar-se relativamente calmo ou manifestar sinais de irritação ou impulsividade.
Antes ou durante as explosões de agressividade, a pessoa pode apresentar ainda pensamentos acelerados, euforia, formigamentos no corpo, tremor, aumento da frequência cardíaca, sensação de pressão na cabeça e aperto no peito.
Veja também: Quais as causas do Transtorno Explosivo Intermitente (TEI)?
Diagnóstico
Contudo, para que o Transtorno Explosivo Intermitente seja diagnosticado, é necessário que a pessoa apresente os seguintes sinais e sintomas:
⇒ Episódios frequentes de explosões de agressividade que resultaram em agressões ou danos materiais a terceiros;
⇒ Reações de agressividade que são absolutamente desproporcionais às situações que as desencadeiam;
⇒ Atitudes agressivas que não são despoletadas pelo uso de drogas ou qualquer outra substância ou ainda por outras doenças e distúrbios psiquiátricos, como transtornos de personalidade e transtorno bipolar.
O tratamento do Transtorno Explosivo Intermitente inclui o uso de medicamentos e psicoterapia.
Leia também: Qual é o tratamento para o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI)?
Na presença desses sintomas, consulte um médico psiquiatra para receber uma avaliação.