Perguntar
Fechar

Quais os sintomas do transtorno de personalidade esquizóide?

O transtorno de personalidade esquizóide tem como principais sintomas a pouca expressividade das emoções e o distanciamento das relações sociais. Pessoas com personalidade esquizóide não desejam ter relações íntimas ou constituir família, preferindo se envolver em atividades sozinhas, em que raramente sentem prazer.

Indivíduos com transtorno de personalidade esquizóide geralmente não têm amigos próximos, aproximando-se apenas dos seus familiares de primeiro grau.

Pacientes esquizóides são frios, distantes e pouco abertos à afetividade, por isso também são pouco afetados quando são elogiados ou criticados, dando pouca importância aquilo que os outros pensam a seu respeito.

Não desejam ter intimidade e são indiferentes quando surgem oportunidades em que podem desenvolver relações pessoais íntimas. Para esses indivíduos, fazer parte de uma família ou grupo não lhes parece dar muita satisfação, o que os torna indiferentes a isso.

As atividades preferencialmente escolhidas por elas costumam estar associadas a jogos de computador ou matemática. As experiências sensoriais, como tomar sol, abraçar ou ter contato íntimo com terceiros são reduzidas ou dão pouco prazer.

A raiva e a alegria geralmente não são experienciadas por esses indivíduos. Muitas vezes têm dificuldade em expressar raiva, mesmo quando são diretamente atacados ou provocados.

Contudo, há momentos, embora raros, em que esses indivíduos podem se sentir à vontade para revelar os seus sentimentos.

A vida dessas pessoas parece não ter sentido, já que não demonstram ter objetivos ou metas que desejam alcançar ou conquistar.

Quando surge alguma adversidade, o indivíduo esquizóide tende a responder de forma passiva, além de ter dificuldade em reagir de forma adequada quando acontece algo de importante na sua vida.

Em situações de estresse, a pessoa com personalidade esquizóide pode manifestar crises psicóticas que podem durar de minutos a horas.

O médico psiquiatra é o responsável pelo diagnóstico e orientação do tratamento do transtorno de personalidade esquizóide.

Saiba mais em:

Quais as causas do transtorno de personalidade esquizóide?

Qual é o tratamento para o transtorno de personalidade esquizóide?