Qual a diferença entre dor de barriga e dor abdominal?
Qual a diferença entre dor de barriga e dor abdominal?
Na verdade a diferença é mais uma questão de nomenclatura. Dor de barriga é um termo popular que significa dor na barriga ou abdômen, muitas vezes também usado para designar diarreia. Dor abdominal é o termo médico que significa dor na barriga ou abdômen.
A dor de barriga pode ter diversas causas. Uma vez que o abdômen e a cavidade pélvica abriga vários órgãos, o diagnóstico da origem da dor é difícil e um desafio. Há situações em que a dor é proveniente de algum órgão do tórax.
Porém, na maior parte dos casos, a dor de barriga não é sintoma de nenhuma doença grave. A dor muitas vezes é causada por cólicas intestinais provocadas por gases ou prisão de ventre.
A localização exata do local da dor ajuda a diagnosticar a causa, mas muitas vezes não é suficiente. Também é importante avaliar as características da dor (cólica, pontadas), quanto tempo dura, os fatores que influenciam a dor, bem como a presença de outros sinais e sintomas associados, como vômitos, diarreia, febre ou icterícia (pele e olhos amarelados).
Quais as principais causas de dor de barriga?
Além dos gases intestinais e da prisão de ventre, outras possíveis causas para a dor de barriga incluem:
- Colecistite e colelitíase (pedras na vesícula biliar);
- Gastrite e úlcera péptica;
- Hepatite aguda;
- Pancreatite aguda;
- Diverticulite;
- Apendicite ou infecção intestinal;
- Obstrução;
- Infarto e isquemia intestinal;
- Problemas ginecológicos;
- Infecção urinária;
- Tumores;
- Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa;
- Cetoacidose diabética.
Se a dor de barriga tiver duração prolongada ou piorar progressivamente, ou vier acompanhada de febre, vômitos ou pele e olhos amarelados (icterícia), procure um serviço de urgência.
Se a dor vai e vem e aparece já a algum tempo, consulte um médico clínico geral, médico de família ou um gastroenterologista para uma avaliação.