O tratamento da febre amarela tem como objetivo apenas aliviar os sintomas e prevenir complicações. Os cuidados incluem administração de soro para combater a desidratação, prevenção de distúrbios metabólicos, prevenção de hipotensão (pressão baixa) e transfusão de sangue, quando necessário.
Durante o tratamento da febre amarela, o paciente deve permanecer internado ou em repouso. Nos casos mais graves, o atendimento deve ser feito em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido ao risco de complicações que podem causar a morte do doente, tais como insuficiência renal e hepática.
É importante lembrar que casos suspeitos ou confirmados de febre amarela não devem tratados com derivados do salicilato,como o AAS, uma vez que esses medicamentos "afinam o sangue", aumentando o risco de hemorragias. Por isso, em caso de febre e dores no corpo, o remédio recomendado para uso é o Paracetamol.
A única forma de prevenir de forma eficaz a febre amarela é não ser picado pelo mosquito ou tomar a vacina. Vale lembrar que, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade e contra a doença até ao fim da vida.
Leia também: