Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para febre amarela?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O tratamento da febre amarela tem como objetivo apenas aliviar os sintomas e prevenir complicações. Os cuidados incluem administração desoro para combater a desidratação, prevenção de distúrbios metabólicos, prevenção de hipotensão (pressão baixa) e transfusão de sangue, quando necessário.

Durante o tratamento da febre amarela, o paciente deve permanecer internado ou em repouso. Nos casos mais graves, o atendimento deve ser feito em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido ao risco de complicações que podem causar a morte do doente, tais como insuficiência renal e hepática.

É importante lembrar que casos suspeitos ou confirmados de febre amarela não devem tratados com derivados do salicilato,como o AAS, uma vez que esses medicamentos "afinam o sangue", aumentando o risco de hemorragias. Por isso, em caso de febre e dores no corpo, o remédio recomendado para uso é o Paracetamol.

A única forma de prevenir de forma eficaz a febre amarela é não ser picado pelo mosquito ou tomar a vacina. Vale lembrar que, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade e contra a doença até ao fim da vida.

Leia também:

Que tipos de reação a vacina da febre amarela pode causar?

Quais são os sintomas da febre amarela? Como ocorre a transmissão?

Quando devo tomar a vacina contra febre amarela?