Perguntar
Fechar

Quais são as causas do caroço na virilha que dói quando aperta?

Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

A causa mais comum para o caroço na virilha que dói quando aperta são as ínguas. Outras causas possíveis são as hérnias e a foliculite (devido a pelos encravados). Veja algumas características de cada uma delas.

Íngua

As ínguas aparecem quando há infecção ou inflamação, principalmente nas regiões próximas à virilha. Elas são os gânglios linfáticos aumentados. Podem aparecer apenas no lado onde está o problema. Alguns exemplos do que pode causar as ínguas na virilha são:

  • Infecção ou inflamações nas extremidades inferiores (pés e pernas) — incluindo as de pele
  • Inflamações ou infecções nos órgãos reprodutores (inclusive as sexualmente transmitidas)
  • Câncer

Observe se há alguma lesão nos seus pés ou pernas, como bolhas ou feridas. Perceba se, além do caroço na virilha que dói quando apertado, tem lesões, corrimento ou secreção na vulva, na vagina ou no pênis. Dor em outros lugares ou cólica também são sinais importantes que podem indicar inflamação.

Perceba se há ínguas em outras regiões do corpo além da virilha, como nas axilas e na região do pescoço. Isso pode indicar a presença de doenças. Nesses casos, há outros sinais e sintomas associados. Alguns exemplos de doenças que podem causar ínguas pelo corpo são:

  • Mononucleose
  • Leishmaniose
  • Tuberculose
  • HIV
  • Lúpus
  • Sarcoidose
  • Febre maculosa
  • Elefantíase (filariose)

Se você tem gatos, uma causa possível são os arranhões que eles fazem, que podem causar a doença da arranhadura do gato. O uso de medicamentos anticonvulsivantes também pode ser uma causa das ínguas.

Se tiver tatuagens nos pés, pernas ou virilha, os gânglios linfáticos podem acumular o pigmento delas e aumentar. Você pode sentir dor ao apertá-los.

Muitas dessas causas precisam de tratamento. Se você tem uma íngua, procure um médico de família para ver se é o seu caso.

Hérnia

As hérnias na virilha aparecem como caroços. É possível que sejam mais visíveis e palpáveis quando algum esforço é realizado. Podem causar desconforto e dor.

São mais fáceis de serem notadas em pessoas magras ou com peso ideal. São causadas por um defeito no tecido que mantém os órgãos dentro do abdômen. É como se esse tecido estivesse rasgado ou furado. Com o esforço (ao tossir, espirrar ou forçar os músculos da barriga), o que está para dentro passa para fora do abdômen através da abertura. É assim que o caroço se forma.

Algumas pessoas já nascem com uma hérnia. Outras podem surgir após esforços, por exemplo. Elas podem aumentar com o envelhecimento.

Nos homens, são mais comuns e mais fáceis de serem diagnosticadas. O médico de família ou clínico geral consegue saber se há uma hérnia nos homens com o exame físico. Na mulher, muitas vezes é necessário fazer um ultrassom para visualizar a hérnia.

O tratamento indicado para as hérnias é a cirurgia que conserta o defeito. Nem toda hérnia precisa de tratamento.

Depois da cirurgia, elas podem voltar. Esse pode ser o seu caso se você já operou uma hérnia e está novamente com um caroço na virilha.

Foliculite

A presença de carocinhos que coçam e doem na virilha é sinal de foliculite. Eles podem ser parecidos com espinhas ou bolinhas vermelhas sem pus. Um dos principais fatores causadores da foliculite é o pelo encravado. É como se o pelo crescesse para dentro e espetasse a pele, causando inflamação superficial ou mais profunda.

Alguns fatores que podem causar a foliculite são a depilação da região, calor, atrito e roupas apertadas. Ela surge principalmente quando uma lâmina é usada para a depilação. Por isso, a foliculite na virilha é mais comum nas mulheres.

Geralmente, a foliculite é leve e cura-se espontaneamente. Pode deixar manchas na pele da região. Por ser um processo inflamatório, pode causar ínguas pela proximidade dos gânglios linfáticos.

Você pode querer ler também:

Pelo encravado inflamado: o que fazer?

Tenho um caroço na virilha. O que pode ser?

Foliculite (caroço tipo espinha) na virilha após depilação: como tratar e evitar

Referências:

Evaluation of peripheral lymphadenopathy in adults. UpToDate

Balasubramanian I, Burke JP, Condon E. Painful, pigmented lymphadenopathy secondary to decorative tattooing. Am J Emerg Med. 2013; 31(6): 1001.e1-2.

Shakil A, Aparicio K, Barta E, Munez K. Inguinal Hernias: Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 2020; 102(8): 487-92

Infectious folliculitis. UpToDate