Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Qual o tratamento para retenção de líquidos?

Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O tratamento para retenção de líquidos depende da causa. Se o acúmulo de líquidos estiver relacionado com problemas no coração, rins, fígado, tireoide ou sangue, o tratamento será específico para cada tipo de doença ou distúrbio.

Nos casos em que a retenção de líquidos não está associada a nenhuma doença, o tratamento consiste principalmente em mudanças na alimentação e drenagem linfática.

Mudanças nas alimentação

  • A primeira coisa a fazer é diminuir o consumo de sal, que em excesso pode sobrecarregar os rins e provocar retenção de líquidos. Pessoas saudáveis devem consumir no máximo uma colher de chá por dia, sendo que essa quantidade de sal deve ser distribuída ao longo do dia em todas as refeições e lanches.
  • Açúcar branco, massas, pães e arroz que não são integrais também favorecem a retenção de líquidos e devem ser evitados.
  • Outra medida importante é beber uma quantidade adequada de água, cerca de 2 litros por dia, pois garante o funcionamento adequado dos rins.
  • Alimentos diuréticos como alface, melancia, melão, abacaxi, pepino e salsinha podem ser consumidos à vontade, pois favorecem a eliminação de líquidos pela urina. O uso de chás diuréticos, como o chá de cavalinha, também ajuda a combater o acúmulo de líquidos no corpo.

Drenagem Linfática

Já a drenagem linfática produz excelentes resultados no tratamento da retenção de líquidos. Trata-se de uma técnica de massagem específica para drenar o líquido acumulado nos tecidos do corpo e mandá-lo de volta para a corrente sanguínea, para ser eliminado pela urina.

Os resultados podem ser notados logo após as sessões, mas o controle da alimentação continua sendo fundamental para o sucesso do tratamento.

Medicamentos

Os medicamentos diuréticos devem ser evitados, a não ser que tenham indicação médica, pois podem desidratar o organismo e até prejudicar o funcionamento dos rins.

Para saber se a sua retenção de líquidos merece atenção, faça o seguinte teste: Pressione a região do tornozelo com a ponta do dedo. Se a pressão deixar uma marca mais funda, precisa de um cuidado especial, pois já há uma formação de edema (inchaço importante). Essa situação requer uma avaliação médica.

Se o inchaço ocorrer no corpo todo, pode ser sintoma de problemas no coração, rins ou fígado, por isso precisa ser investigado.

Procure um clínico geral ou médico de família na presença desses sintomas.

Leia também: O que é retenção de líquidos e quais os sintomas?

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?