Qual o tratamento para sarcopenia?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O tratamento da sarcopenia inclui vários aspectos como exercício físico, dieta e uso de medicamentos.

O treinamento de resistência progressiva são exercícios em que a pessoa faz contra o aumento da carga e, dessa forma, aumenta a força dos membros inferiores principalmente melhorando a velocidade dos passos. Esses exercícios são realizados duas ou três vezes por semana com profissional capacitado para orientar adequadamente as sessões.

Outro aspecto importante no tratamento da sarcopenia consiste na dieta. Não há estudos suficientes para comprovar a eficácia da suplementação alimentar, mas sabe-se que as pessoas idosas, especialmente as que têm sarcopenia, se beneficiam bastante com uma dieta rica em proteínas, vitamina D e antioxidantes. Tudo isso pode ser conseguido com uma alimentação saudável contendo cereais e grãos integrais, frutas e vegetais.

Pesquisas estão sendo feitas para descobrir medicamentos específicos para tratar a sarcopenia, porém, alguns medicamentos usados para tratar outros problemas de saúde podem ser usados para a sarcopenia. Essa indicação é realizada pelo/a médico/a que está cuidando do/a paciente, especialmente o geriatra.

Saiba mais em:

O que é sarcopenia e quais os sintomas?