A causa mais comum de anemia na população é a deficiência de ferro (anemia ferropriva) e os alimentos que são fonte de ferro estão listados a seguir. O ferro está presente em alimentos de origem animal, nos quais está numa forma que é mais aproveitada pelo homem, e de origem vegetal.
- Fígado de boi;
- Peixe;
- Gema de ovo;
- Feijão;
- Lentilha e ervilha ;
- Beterraba;
- Folhas escuras (Brócolis, espinafre, couve e agrião).
É importante frisar que, uma vez estabelecida a anemia ferropriva, ou seja, se houver queda da hemoglobina sérica, é necessária a reposição com medicamentos, sendo o sulfato ferroso a forma mais comum, disponível nas unidades básicas de saúde, por período de seis meses no mínimo. Outro fato importante é que há certos alimentos, como as frutas cítricas e aqueles ricos em vitamina C, que aumentam o aproveitamento do ferro ingerido pelo organismo. Por outro lado, há alimentos que diminuem esse aproveitamento, como leite e chá preto, chá mate, que devem ser evitados de serem consumidos junto ao sulfato ferroso ou ao alimento fonte de ferro. É importante que o médico avalie a causa da anemia ferropriva. Nas crianças mais novas e nas mulheres que menstruam é comum a ocorrência de anemia ferropriva, porém cada caso deve ser avaliado em particular, para afastar que esteja ocorrendo sangramento ou dificuldade na absorção do ferro ingerido.
Há outras deficiências de elementos que podem causar anemia, como a deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico (anemia megaloblástica). Alimentos que são fontes de vitamina B12 são:
- Peixes;
- Carnes;
- Ovos;
- Queijo;
- Leite.
Os alimentos que são fontes de ácido fólico estão listados abaixo:
- Feijão;
- Laranja (200 ml de suco = 75 mcg de ácido fólico);
- Amêndoa, avelã e amendoim;
- Fígado (100g = 217 mcg de ácido fólico);
- Lentilhas (1 xícara cozida = 360 mcg de ácido fólico);
- Levedura, soja, milho e cereais;
- Espinafre, brócolis, couves e todos os vegetais verdes (10 folhas de alface= 136 mcg de ácido fólico);
- Caju;
- Ovos (1 unidade = 24 mcg de ácido fólico);
- Leite
Também é necessária uma avaliação médica, para determinar se a anemia megaloblástica é causada por dificuldade na absorção da vitamina B12 e/ou ácido fólico e, em alguns casos, será necessária a reposição destes nutrientes.
Para uma avaliação da existência da anemia,da sua causa (etiologia) e do tratamento necessário, deve ser procurado um médico clínico geral ou pediatra, no caso das crianças.
Saiba mais em: Quais são os tipos de anemia e seus sintomas?