Provavelmente a gravidez ocorreu no dia 29 porque não houve proteção. A pílula do dia seguinte para a relação anterior ao seu uso. A eficácia é mais alta quanto antes fizer uso, e deve ser feita dentro de 72 horas, ou para as apresentações mais novas, até 5 dias após a relação.
A eficácia chega a 90% se tomar em até 24h, como foi feito na primeira relação, por isso é provável que tenha protegido para o dia 24 de abril, mas para o dia 29 provavelmente não.
A pílula do dia seguinte não protege contra a gravidez, em relações posteriores ao seu uso. Para prevenir é preciso tomar anticoncepcional oral diariamente, ou fazer uso de contraceptivos de barreira, como a camisinha (feminina ou masculina).
Outro ponto importante é avaliar o seu período fértil, se o dia 29 estava dentro do seu período fértil, aumenta as hipóteses de ter sido o dia provável da gravidez.
Calculamos o período fértil a partir do último dia de menstruação, que no seu caso foi dia 14 de abril. O dia mais fértil é o dia do meio do ciclo, depois somamos 3 dias antes e 3 dias depois, que correspondem a semana mais fértil.
Para os períodos regulares de 28 dias, somamos 14, para os ciclos de 30 dias, somamos 15. Para os ciclos irregulares o cálculo é um pouco mais complexo, mas também é possível ser calculado.
Supondo que o seu ciclo seja de 28 dias, somamos 14 ao dia 14 de abril, o que resulta em 28. Podemos dizer que o dia 28 mais 3 dias e menos 3 dias foi o seu período fértil, ou seja, do dia 25 de abril até 01 de Maio, eram os dias com maior chance de engravidar. Se houve relação no dia 29 de abril, sem proteção, a probabilidade de gravidez era alta.
Embora não seja possível confirmar exatamente em qual dia foi a gravidez, porque o organismo pode levar de 24 a 72 horas após a relação, para fecundar o óvulo, todos os dados apontam para o dia 29 de abril.
O exame de ultrassonografia pode apontar para essa data de acordo com as características do bebê, de maneira ainda mais confiável.
De qualquer forma, o mais importante agora é que siga as orientações do pré-natal rigorosamente, para promover boas condições ao bebê e a sua saúde.
Saiba mais sobre o pré-natal e cuidados durante a gestação nos artigos:
Referências:
Ministério da Saúde do Brasil.