Tive relação... quem pode ser o pai?

Tive relação com meu ex do dia 14 ao dia 18 de janeiro e com meu namorado a partir do dia 22 de janeiro, minha última menstruação veio dia 6 de janeiro, a data prevista para o parto segundo o médico é entre os dias 16 e 26 de outubro. Quem pode ser o pai?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A única maneira de saber com certeza quem é o pai, será através do teste de DNA.

O teste pode ser realizado sem necessidade de pedido médico, em um laboratório especializado.

As relações foram em datas muito próximas, praticamente todas dentro do seu período fértil, ou seja, período de maior possibilidade de engravidar, por isso fica impossível arriscar qual relação teria maior chance de resultar na gravidez.

Como calcular o período fértil?

O período fértil deve ser calculado de acordo com o tipo do ciclo, se regular ou irregular, quantos dias em média tem o ciclo e a data da última menstruação.

O cálculo para os ciclos regulares é bem simples. O dia mais fértil é sempre o dia do meio do ciclo, por exemplo, nos ciclos de 28 dias, o 14º dia é o dia mais fértil.

Depois, somasse 3 dias para frente e 3 para trás, devido as oscilações hormonais que podem ocorrer no organismo da mulher, atrasando ou adiantando a ovulação. E ainda, devido a possibilidade dos espermatozoides sobreviverem dentro do organismo da mulher por até 5 dias.

Sendo assim, supondo que tenha um ciclo regular de 28 dias e sabendo que sua menstruação aconteceu em 6 de janeiro, podemos calcular o seu período fértil, da seguinte maneira:

6 janeiro + 14 dias = 20 de janeiro = DIA MAIS FÉRTIL;

Somando 3 dias antes e 3 dias após, concluímos que o seu período fértil aconteceu durante os dias 17 de janeiro até 23 de janeiro.

Por isso, como citado anteriormente, houve relação com ambos os parceiros dentro do período fértil, impossibilitando estimar qual dos dois pode ser o pai.

Recomendamos que realize o teste de paternidade para encontrar a resposta desejada, porém mantenha seu pré-natal em dia, mantenha hábitos de vida saudáveis e para mais esclarecimentos, não deixe de conversar com seu médico ginecologista.

Pode lhe interessar também: Cálculo do período fértil vale para ciclo irregular?