Perguntar
Fechar

Será que a sinusite pode causar paralisia facial?

Eu tenho sinusite e renite..e há alguns dias me deu uma gripe e me deu uma leve dormência num lado da língua e comecei a notar que o mesmo lado do rosto parece ter ficado fraco os musculos da face....e minha sinusite esta atacada, será que a sinusite pode causar paralisia facial?

Sinusite pode causar paralisia facial, mas é muito raro. Uma complicação mais frequente da sinusite é a lesão de nervos oculares, que leva a problemas de visão.

Nesses casos, a sinusite pode causar paralisia, perda da sensibilidade da córnea e alteração da acomodação dos olhos.

O nervo ótico costuma ser o mais afetado, com diminuição da visão geralmente em um dos olhos, podendo evoluir também para lacrimejamento excessivo e olho seco.

Dentre as complicações mais frequentes e graves da sinusite estão as infecções ou inflamações que acometem a órbita, pois podem se disseminar para dentro do crânio e causar:

  • Meningite (inflamação da meninge, que é o tecido que envolve o cérebro);
  • Empiema subdural (acúmulo de pus entre o cérebro e a meninge);
  • Trombose do seio cavernoso (obstrução de uma veia grande localizada na base do cérebro, normalmente causada pela disseminação de bactérias provenientes de alguma infecção. É raro, mas provoca a morte em cerca de 30% dos casos).

Leia também:

O que pode causar paralisia facial?

O que é paralisia facial? Quais os sintomas e como é o tratamento?

O mais indicado é consultar um médico otorrinolaringologista para verificar a sinusite e a rinite ou ir diretamente a um neurologista para uma avaliação mais aprofundada da parte neurológica.

Saiba mais em: Quais são os sintomas da sinusite?