Tenho 18 anos e tenho 1,62 qual o remédio para crescer?

Eu tenho 18 anos e tenho 1,62 m de altura, qual o remédio que você me recomenda para eu aumentar de tamanho?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Depende. Na verdade, o que precisa primeiro é avaliar junto a um médico endocrinologista ou clínico geral, se ainda existe a possibilidade de crescer devido a sua idade e se existem fatores que justifiquem fazer uso de algum remédio.

Na eventual possibilidade e indicação de tratamento, deve ser definido a maneira mais adequada para estimular o crescimento no seu caso. As formas de aumentar a estatura de uma pessoa são principalmente:

  • Orientações gerais:
    • Correção e orientação quanto aos hábitos alimentares e
    • Orientação quanto ao sono;
  • Estímulo à atividade física regular;
  • Tratamento oral:
    • Medicamentos, Suplementos alimentares e
    • Hormônio do crescimento (GH).

Até quantos anos pode ser estimulado o crescimento de uma pessoa?

Em geral o estímulo de crescimento é possível até o marco da puberdade, que no homem varia entre os 18 e 20 anos de idade, ou até menos. E na mulher, em torno de 2 a 3 anos após a menarca (primeiro período menstrual).

No momento do marco da puberdade, acontece o fechamento dos pontos de crescimento, as cartilagens nos ossos são calcificadas, portanto não existem mais medicamentos ou tratamento que consigam aumentar a estatura.

Leia também: Até que idade uma pessoa cresce?

Lembrando que o crescimento está relacionado a diferentes fatores, mas os principais são a herança genética, sistema neuroendócrino, hábitos alimentares, fatores externos e prática de atividade física. Além desses, algumas doenças especialmente durante a infância, podem contribuir para o resultado final da altura de uma pessoa.

Contudo, para cada caso existe uma orientação e tratamento específicos.

Procure um médico especializado, clínico geral ou endocrinologista, para uma avaliação adequada e não faça uso de qualquer medicação por conta própria, para evitar prejuízos na sua saúde.

Leia também: Existe alguma forma para estimular o crescimento?