Pergunte ao Médico
Como Funciona

Tenho 2 caroços debaixo das axilas que doem muito. O que pode ser?

Tenho 2 caroços, um em cada seio debaixo das axilas. Eles doem muito, incham e ficam enormes. Já fui a um ginecologista e mastologista, fiz ultrassom, mamografia e biópsia, o resultado deu glândula inflamada. Mas eu me preocupo porque dói demais, incomoda e o inchaço também fica horrível. Gostaria de saber a sua opinião sobre o que pode ser isso, porque não consigo confiar nos exames que fiz e todos os médicos que fui dizem que não posso tirar estes coroços, mas era o que eu gostaria.

Caroços doloridos nas axilas podem ser abscessos (acúmulo de pus), cistos sebáceos infectados ou ainda gânglios linfáticos aumentados devido a uma inflamação ou infecção. Apesar da dor e do incômodo, esses caroços normalmente não representam nada de grave.

Se, além de doloridos, os caroços estiverem também avermelhados e com aumento da temperatura local, provavelmente trata-se de uma inflamação ou infecção localizada.

Os nódulos ou caroços nas axilas que levantam suspeitas de serem algo de grave são aqueles que não causam dor, pois podem ser sinal de câncer de mama ou linfoma (câncer no sistema linfático).

Publicidade

Nesses casos, o caroço é um gânglio linfático que aumenta de tamanho e fica endurecido, mas geralmente não é dolorido e não apresenta vermelhidão e aumento da temperatura local.

No seu caso especificamente, já foram feitos exames que indicaram a presença de uma glândula inflamada. Para saber se pode ou não remover esse nódulo, consulte um médico cirurgião.