Perguntar
Fechar

Axila dolorida e com inchaço, o que pode ser?

Axila dolorida e com inchaço pode ser causada por uma foliculite, que é uma inflamação na raiz do pelo (folículo piloso), também conhecido como pelo encravado, pode ser causada por depilações, atrito com roupas ou micro-organismos. Em algumas situações pode ser necessário o seu tratamento com antibióticos.

Também pode ter como causa várias doenças que levam ao aumento dos gânglios linfáticos axilares como as infecções e inflamações nas mãos, braços, axilas e mamas, as infecções por vírus e fungos, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), linfoma de Hodgkin, leucemia e câncer de mama.

Os gânglios linfáticos ou linfonodos atuam na defesa do corpo identificando micro-organismos causadores de doenças ou células anormais de tumores. Estão presentes em várias regiões do corpo como nas axilas, no pescoço e na virilha. O seu aumento de tamanho pode significar a presença de alguma infecção ou de células tumorais.

Embora a causa mais comum da axila dolorida e inchada seja uma inflamação local, o clínico geral deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento adequado do problema.