Perguntar
Fechar

Tenho 23 anos, virgem e medo de pegar HIV...

Tenho 23 anos, sou virgem, confesso um pouco de preocupação também, nunca tive qualquer relação sexual, E temo quando vou ao salão de cabeleireiro para cortar os cabelos, Pois nas formas de contágios da AIDS, consta que pode haver contaminação por intermédio da gilete do laminador (Aparelho que é usado para corrigir as costeletas), Pode passar o Hiv, mas fiz no ano de 2010 um exame, e não deu em nada, E continuo bem, não tenho sintomas, será que devo ficar preocupado?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sua preocupação é válida uma vez que instrumentos cortantes utilizados por barbeiros/cabeleireiros podem apresentar riscos de transmitir infecções como o vírus HIV e hepatites.

A pessoa que frequenta barbeiros deve ter o cuidado de saber se os instrumentos utilizados são devidamente esterilizados.

Quando esses instrumentos, como a navalha, são efetivamente esterilizados a cada utilização, a pessoa pode realizar os procedimentos estéticos sem receios.

Essa forma de transmissão é rara de acontecer comparativamente às outras possíveis como relação sexual desprotegida, compartilhamento de agulhas contaminadas e de mãe para filho/a.

Leia também:

Como pode ocorrer a transmissão do HIV?

Mesmo assim, é preciso tomar cuidado e procurar saber as práticas de higienização e esterilização utilizadas pelo profissional da estética.

O teste de HIV é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em casos de dúvidas, procure uma Unidade de Saúde mais próxima de você.