Perguntar
Fechar

Estou com medo de ter pego HIV?

Há um mês passei por uma situação de risco, mantive relação sem camisinha com uma garota, penetrou apenas uma vez e logo em seguida tirei e fui no banheiro lavar com medo, passaram 2 a três dias comecei a ficar ruim com sintomas de febre, dor na garganta, no corpo, sintomas de virose e gripe. Agora não me sai da cabeça se posso ter contraído o vírus do HIV. O que devo fazer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Deve fazer os exames de sangue específicos para pesquisa do vírus HIV, o quanto antes, assim como para outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, mesmo que o teste seja negativo, é importante que o exame seja repetido após 6 meses, pois pode inicialmente não haver resposta imunológica suficiente para ser detectada no exame.

A única forma de confirmar a infecção pelo vírus é através do exame. Os sinais e sintomas de contaminação são semelhantes a uma virose, e o tempo de incubação do vírus, ou seja, do contágio até o início dos sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Algumas apresentam logo nos primeiros 5 a 30 dias após o contágio, outras após anos e existem ainda casos que nunca apresentam sintomas, até que seja descoberta a doença acidentalmente. Entretanto, durante todo esse tempo, são transmissores do vírus HIV.

Saiba mais: Portador do vírus hiv pode não apresentar sintomas?

Sintomas iniciais de contaminação por HIV

Os sintomas iniciais de contaminação pelo HIV são: febre (entre 38º e 40ºC), dor de cabeça, dores articulares, mal-estar, náuseas, vômitos, aumento de gânglios (ínguas) principalmente na região do pescoço, tosse, dor de garganta, inapetência, perda de peso e fadiga.

Após alguns anos, em média 9 anos, começa a apresentar sinais de baixa imunidade, com infecções de repetição, meningite, tuberculose, candidíase e doenças típicas da AIDS (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência adquirida). São exemplos, a neurotoxoplasmose e sarcoma de kaposi. Nessa fase a doença já está avançada e o prognóstico reservado.

Qual é o tratamento para contaminação por HIV?

Apesar de não haver tratamento definitivo para o vírus HIV, existem diversos tratamento bastante eficazes atualmente, com objetivo de retardar a evolução da doença e ou controlar os sintomas da AIDS, para os portadores do vírus.

Saiba mais sobre o assunto: Qual o tratamento do HIV?

Também existem tratamentos e cura para algumas das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), quando são diagnosticadas e tratadas de forma precoce.

Por isso procure um atendimento médico, converse sobre sua situação, para possibilitar uma investigação completa e tratamento adequado.

Leia também: Como é feito o diagnóstico do HIV? e Como saber se tenho uma DST?