Tenho dermatite atópica, esta doença tem cura?
Dermatite atópica não tem cura, mas com o tratamento adequado e ao se tomar alguns cuidados para prevenir as crises, é possível manter a dermatite sob controle, e com o decorrer do tempo é possível deixar de ter crises.
No caso da dermatite atópica em bebês e crianças pequenas, a doença geralmente melhora gradualmente conforme a criança cresce. Por volta dos 5 anos de idade, a dermatite atópica já pode apresentar uma melhora considerável, sendo que a maioria das crianças deixa de ter crises na adolescência.
Porém, há casos em que a dermatite atópica permanece até à fase adulta, embora sejam pouco comuns
Qual é o tratamento para dermatite atópica?
O tratamento da dermatite atópica é feito com cremes que hidratam a pele, eventualmente também são usados pomadas e medicamentos via oral que aliviam a coceira, diminuem o ressecamento da pele e combatem a inflamação.
Além disso, é essencial controlar os fatores que desencadeiam as crises para evitar recidivas.
Dentre os remédios usados para tratar a dermatite atópica estão as pomadas com corticoides, usados quando há exacerbação dos sintomas (controlam a inflamação) e os anti-histamínicos (diminuem a coceira).
Se a pele estiver infeccionada, também são indicados antibióticos em pomadas ou por via oral.
Existe algum tratamento natural ou caseiro para dermatite atópica?
Não existe um tratamento natural ou com produtos caseiros para dermatite atópica. Aliás, aplicar qualquer produto, receita ou remédio caseiro sem indicação do médico pode provocar inflamações ou infecções na pelee piorar o quadro.
Existem vários cuidados e medidas para evitar novas crises ou diminuir o tempo de duração dos sintomas, tais como:
- Usar pouco sabonete no banho para evitar ressecar a pele;
- Evitar banhos demorados com água quente; dar preferência a banhos curtos (5 minutos), com água morna ou fria;
- Lavar o corpo com as mãos, sem usar bucha ou esponja;
- Aplicar hidratante no corpo após o banho, diariamente; nas áreas em que a pele continua ressecada, o hidratante deve ser aplicado mais de uma vez ao dia;
- Se o hidratante causar ardência devido à maior sensibilidade da pele, pode-se usar vaselina semi-sólida ou líquida no lugar do creme;
- Usar roupas de algodão, evitando tecidos sintéticos;
- Evitar se agasalhar muito ou usar muita roupa;
- Aplicar protetor solar sempre que for à piscina e, quando sair da água, secar a pele com a toalha e aplicar o creme hidratante imediatamente;
- Evitar usar amaciantes para lavar as roupas;
- A aplicação de compressas frias pode ajudar a aliviar a coceira.
- Evitar o contato da pele com detergentes, cosméticos coloridos e perfumados, produtos de limpeza, bijuterias e qualquer outro agente irritante;
- Usar sabonete hidratante próprio indicado para pele sensível.
Converse com o médico de família, pediatra ou clínico geral caso apresente mais dúvidas. Em casos mais graves pode ser necessário o acompanhamento pelo médico dermatologista.
Saiba mais em: O que é dermatite atópica?