Tenho expelido uma coisa cilíndrica branca pelas fezes?
Tenho expelido uma coisa cilíndrica branca. Já expeli 5 delas sempre iguaizinhas. Deve ter um centímetro de diâmetro por uns 2 e 1/2 de comprimento. Na cidade onde moro não temos muito recurso.Tenho muitas cólicas abdominais. Mandaram analisar em um laboratório. Há muito tempo atrás tive tênia, mas expeli toda. A diferença é que a tênia á achatada e essa coisa é perfeitamente cilíndrica.
Vamos esperar o resultado do exame, aparentemente parece tratar-se de uma parasitose intestinal. As parasitoses intestinais são frequentes em áreas pobres sem saneamento básico, como na sua cidade. Diferentes parasitas intestinais podem ser eliminados pelas fezes, o exame parasitológico pode identificar e orientar o melhor tratamento.
Existem parasitas de forma arredondada (nematelmintos), como parece ser o seu caso, e aqueles de forma achatada (platelmintos). Há ainda parasitas microscópicos, como os protozoários. Entre as infecções parasitárias mais frequentes destacam-se a ascaridíase, (lombriga), amebíase (ameba), giardíase (Giardia), teníase (Tenia), ancilostomíase (amarelão) e enterobíase.
Quais os sintomas das parasitoses intestinais?
Podem causar inúmeros sintomas gastrointestinais como dores e desconforto abdominal, diarreia ou constipação, náuseas, vômitos, inapetência, perda de peso e fraqueza. Em situações mais graves pode desencadear casos de anemia, desnutrição e obstrução intestinal.
O tratamento das parasitoses intestinais costuma ser simples, envolve a tomada de anti-helmínticos ou antibióticos e medidas de higiene para evitar uma nova contaminação.
Como se prevenir das parasitoses intestinais?
Existem algumas medidas de higiene que ajudam a se prevenir da contaminação por parasitas intestinais, são elas:
- Lavar as mãos sempre após ir ao banheiro e antes das refeições;
- Lavar as frutas antes de comê-las;
- Lavar e cozinhar adequadamente os alimentos. Pode-se usar água sanitária para a higienização de verduras;
- Andar calçado em locais de terra ou onde estejam animais;
- Cortar as unhas e mantê-las limpas;
- Sempre vacinar e tratar verminoses de animais domésticos.
Na presença de sintomas sugestivos de parasitose intestinal consulte o seu médico de família, clínico geral ou pediatra.