Pode procurar o otorrinolaringologista, conforme indicado pelo oftalmologista, provavelmente encontrou alguma alteração no seu exame que sugeriu um problema dessa área, como por exemplo uma sinusite, e por isso o indicou.
No entanto, também pode procurar um médico clínico geral ou médico de família, ambos são capacitados para diagnosticar e tratar um caso de sinusite. Assim como são capazes de identificar e tratar outras causas comuns de dores de cabeça.
Após avaliação, se entenderem necessário, será orientado a procurar um especialista.
Causas de dores de cabeça
Dentre causas comuns de dores de cabeça, temos:
- Distúrbios visuais (miopia, astigmatismo, entre outros);
- Uso irregular de óculos;
- Enxaqueca;
- Sinusite;
- Alergias respiratórias;
- Pressão arterial elevada;
- Estresse, ansiedade.
Pode lhe interessar o artigo: Sinto muita dor de cabeça de um lado da fonte. O que pode ser?
Como diagnosticar uma dor de cabeça?
Para o diagnóstico correto de uma dor de cabeça, é preciso colher uma história detalhada dessa queixa, como o tempo de início da dor, as suas características, doenças associadas, uso de medicamentos, entre outros. Chamamos a história clínica de anamnese, e uma boa anamnese corresponde a 70% do diagnóstico.
Após a anamnese, o exame físico deve ser o próximo passo. Quando o médico examina o paciente, consegue encontrar ou descartar alterações nos sistemas avaliados.
Por fim, munido de suas suspeitas diagnósticas, o médico poderá solicitar os exames que complementam, confirmando ou excluindo as suas suspeitas.
O tratamento será baseado no diagnóstico definitivo.
Leia também: Cefaleia: o que é, quais os tipos, sintomas e como tratar?