Perguntar
Fechar

Tomei o Saúde da Mulher no primeiro dia da menstruação...

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A garrafada "Saúde da Mulher", é um produto descrito como medicamento natural ou fitoterápico, indicado para ajudar a engravidar ou regular a menstruação. No entanto, não existe comprovação científica para essa indicação.

A ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária) é o órgão responsável pela liberação de medicamentos, mesmo fitoterápicos. Através dos critérios determinados, o órgão é capaz de determinar, doses, segurança, confiabilidade, efeitos colaterais e contraindicações das medicações.

Não existem registros ou regulamentação para qualquer garrafada, seja saúde da mulher ou outras. Quando não existe comprovação científica ou regulamentação para o uso, mesmo medicamentos ditos naturais ou fitoterápicos, estes não devem ser utilizados.

O que são as garrafadas?

As garrafadas são em geral, produzidos pela combinação de plantas medicinais e bebidas alcoólicas. O vinho é a bebida mais utilizada como veículo para a sua produção. As indicações são muitas e dependem das ervas e substâncias incluídas nessa mistura.

Não existe comprovação científica ou regulamentação que indique o consumo desses produtos.

Inclusive no ano de 2016, houve uma determinação de recolhimento dessas garrafadas na cidade de Minas Gerais, pelo órgão regulador, devido a queixas e efeitos colaterais relatados.

Vale ressaltar ainda, que de acordo com os produtores das garrafadas, pessoas com pressão alta, diabetes, doenças renais e gestante, não devem tomar as garrafadas, sem avaliação médica prévia.

Para maiores esclarecimento, procure o seu médico de família ou ginecologista para maiores esclarecimentos.

Leia mais sobre como aumentar as chances de engravidar no artigo: Quero engravidar: o que devo fazer?

Referência:

  • Márcia Maria Barros dos Passos & cols.; A disseminação cultural das garrafadas no Brasil: um paralelo entre medicina popular e legislação sanitária. Saúde debate vol.42 no.116 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2018.
  • ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária