Tomo anticoncepcional e estou com sangramento...
Apresentei durante o uso da pílula um sangramento marrom, como começo de mesntruação. Continuei tomando normalmente a pílula, esse sangramento continuou por dois dias e depois parou. Alguns dias depois começei a ter diarreia e logo depois apresentei novamente um sangramento claro. É possível que o remédio não tenha sido absorvido corretamente durante esses dias de diarreia e por isso a menstruação adiantou? Continuo tomando a cartela?
Deve terminar a cartela normalmente mesmo apresentando sangramento, eventualmente a diarreia pode sim interferir na eficácia do anticoncepcional.
Mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal oral podem apresentar sangramento de escape durante o uso desse medicamento. Geralmente, esse sangramento aparece em pequena quantidade e é auto-limitado, costuma também ser mais frequente no começo do uso do anticoncepcional e a desaparecer no decorrer dos meses.
As usuárias de pílula que fazem uso contínuo do anticoncepcional, ou seja, tomam uma cartela seguida da outra sem pausa também apresentam maior possibilidade de apresentarem sangramento de escape.
Um outro fator que contribui para o aumento da incidência do spotting é o esquecimento da pílula, quanto mais dias a mulher esquece de tomar o anticoncepcional, maior a chance dela apresentar sangramentos após os dias em que ela esqueceu de tomar o comprimido. Nesse tipo de situação a mulher está em risco de gravidez, pois a eficácia da pílula diminui.
Caso a mulher tenha feito o uso correto do anticoncepcional, isto é, tomou diariamente a pilula no mesmo horário ela está protegida e mesmo que apresente um sangramento de escape deve continuar tomando os demais comprimidos e fazer a pausa normalmente.
O que fazer se o sangramento não parar?
Caso apresente muitos episódios de sangramento de escape que persistam no decorrer do tempo ou apresente sangramentos intenso e contínuo, mesmo ao fazer uso correto da pílula, procure um médico ginecologista ou médico de família para uma avaliação. Outros problemas podem estar associados a presença de sangramento anormal durante o uso do anticoncepcional.
O que fazer se apresentar diarreia durante o uso da pílula?
A presença de diarreia ou vômitos diminui a eficacia do anticoncepcional, nesse tipo de situação pode ser necessário tomar novamente a pílula. Em caso de diarreia ou vômitos que aconteceram até 4 horas da tomada da pílula é necessário tomar novamente o comprimido, pois o medicamento pode não ter sido adequadamente absorvido para fazer efeito.
Se a diarreia ou os vômitos aconteceram após esse horário não é necessário repetir a tomada de comprimido.
Outras situações que podem também interferir na eficácia da pílula anticoncepcional incluem principalmente o uso de medicamentos como anticonvulsivantes, barbitúricos, antibióticos (rifampicina), antirretrovirais (efavirenz, nevirapina, nelfinavir) e o uso de anabolizantes.
Caso tenha mais dúvidas procure o seu médico de família ou ginecologista para esclarecimentos.