Transtorno de conduta: Quais os sintomas e como é o tratamento?
Os sinais e sintomas do transtorno de conduta mais observados incluem bullyings, intimidação dos parceiros e das autoridades, agressões físicas, uso de objetos para ferir os outros, maus tratos a pessoas e animais, roubos, violações sexuais, danos materiais públicos ou a terceiros, além de violação grave das regras morais e sociais.
As manifestações de desvio de conduta normalmente começam a se manifestar entre os 7 e os 15 anos de idade, sendo mais comuns em meninos do que em meninas, com graves prejuízos na vida social, escolar e acadêmica.
No início, os sintomas podem ser leves, como mentiras e fuga às aulas. Depois, as atitudes tornam-se mais sérias e podem envolver agressões físicas ou ainda uso abusivo de drogas.
Crianças e adolescentes com transtorno de conduta também manifestam com mais frequência outros tipos de transtornos psiquiátricos, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo. O uso de drogas também é uma característica marcante nesses jovens.
Veja também: Quais as causas do transtorno de conduta?
Tratamento
O tratamento do transtorno de conduta pode incluir psicoterapia, terapia familiar, orientação aos pais e professores, e principalmente mudanças no ambiente frequentado pela criança que possa perturbá-lo, com a inserção da criança em um ambiente mais equilibrado e melhor estruturado. Quando existem outros transtornos pode ser necessário o uso de medicamentos.
Quanto mais cedo tiver início o tratamento e mais leves forem os sintomas, maiores serão os benefícios da psicoterapia e a evolução da criança em geral.
A resposta ao tratamento do transtorno de conduta também é muito influenciada pelo envolvimento da família e pelo ambiente em que a pessoa vive.