Sim. A úlcera gástrica tem cura.
O tratamento inclui: medicamentos que interrompem a produção de ácido pelo estômago, antibióticos para eliminar a bactéria H. pylori (uma das principais causas de úlcera gástrica) e mudanças na alimentação. Alguns casos podem necessitar de cirurgia.
Dependendo dos sintomas da úlcera gástrica, o paciente pode precisar tomar um ou mais destes medicamentos durante algumas semanas. Eles irão interromper a dor e ajudar na cicatrização do estômago.
Quanto tempo leva para curar?
As úlceras gástricas demoram algum tempo para cicatrizar e curar, por isso os medicamentos devem ser mantidos, mesmo que já não haja dor.
A alimentação deve seguir uma dieta apropriada durante um período mínimo de 4 semanas, em que o paciente deve evitar alguns alimentos e bebidas, tais como álcool, café, chá, refrigerantes, sucos cítricos, frutas cítricas, hortelã, mostarda, vinagre, alimentos gordurosos, frituras, pimentas e molhos vermelhos.
Além disso, as refeições devem ser feitas em porções pequenas e várias vezes ao dia, evitando ficar muito tempo em jejum.
É importante também parar de fumar, pois o fumo dificulta a cicatrização da úlcera gástrica. O uso de anti-inflamatórios não hormonais também deve ser abandonado durante o tratamento, uma vez que a utilização frequente desses medicamentos é a 2ª maior causa de úlcera gástrica.
A cirurgia pode ser necessária se a úlcera não cicatrizar, voltar constantemente, perfurar, sangrar ou obstruir o estômago ou duodeno.
Nestes casos, a cirurgia pode retirar a úlcera gástrica, diminuir a quantidade de ácido produzida pelo estômago ou fechar a perfuração e interromper a hemorragia.
O/a médico/a responsável pelo tratamento da úlcera gástrica é o/a gastroenterologista.
Também pode lhe interessar:
- Uma úlcera pode virar câncer?
- O que é úlcera gástrica e quais os sintomas?
- Arrotos constantes, o que pode ser e o que fazer?
- Alguns remédios podem causar úlceras? O que fazer para evitar?
Referência:
FBG - Federação Brasileira de Gastroenterologia