Usar cinta, body ou modelador emagrece?

É mito ou verdade que usar cinta, body ou modelador emagrece? Tem que se fazer uma dieta?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não, usar cinta modeladora não emagrece. É um mito. Essa cintas abdominais apenas comprimem o abdômen e a cintura, afinando a silhueta e criando a ilusão de que a pessoa está mais magra. Porém, elas não emagrecem, não modelam o corpo a longo prazo e não queimam gordura localizada.

A cinta ou body modelador pode ser útil para uma ocasião em que a mulher precisa estar "mais magra" para usar alguma roupa específica, mas depois de tirar a cinta o corpo volta a como era antes.

Além de não emagrecer, o uso constante da cinta abdominal pode provocar fraqueza da musculatura postural, pois os músculos se habituam com esse suporte extra.

Manter uma postura correta e fortalecer os músculos abdominais são medidas que já ajudam a manter a barriga menos proeminente e ajudam a dispensar o uso da cinta. Além disso, é importante a realização de exercícios aeróbios como correr, dançar, nadar, entre outros para a perda de gordura localizada.

Para emagrecer de verdade, ou seja, perder gordura, é preciso fazer dieta e associar exercícios físicos. Consulte um nutricionista ou médico de família para mais orientações sobre emagrecimento.

Saiba mais em:

O que fazer para emagrecer?

7 Erros que Você não Pode Cometer se Quer Emagrecer

Criolipólise funciona? Como é feito o tratamento?