A vontade de urinar a toda hora pode decorrer de uma série de motivos e nem sempre é sinal de doença. Diversas condições, patológicas ou não, podem provocar um aumento da produção de urina ou irritações na bexiga que deixam a pessoa com uma vontade constante de urinar.
1. Diabetes
Na diabetes, o aumento do açúcar no sangue, leva a um aumento também na absorção de água, resultando na maior produção de urina. A doença desencadeia ainda outros sintomas, como sede excessiva e maior vontade de comer.
Portanto, podemos dizer que os sintomas que sugerem a diabetes são:
- Poliúria (maior volume de urina),
- Polidipsia (aumento da sede),
- Polifagia (aumento do apetite),
- Emagrecimento (sem causa aparente).
Na suspeita de diabetes, especialmente se houver familiares com esta doença, procure um endocrinologista para confirmar esse diagnóstico e iniciar o devido tratamento.
2. Cistite (infecção urinária)
A cistite (infecção urinária) é a principal causa de aumento da vontade de fazer xixi na população geral. A infecção leva a uma irritação na parede da bexiga e desenvolve os sintomas:
- Vontade de urinar várias vezes ao dia,
- Urgência para urinar,
- Urinar em pequenas quantidades,
- Ardência ao urinar,
- Coceira,
- Dor no "pé da barriga" (região abaixo do umbigo).
Mais raramente pode haver ainda febre e confusão mental. Esses sintomas são mais comuns em pessoas idosas, diabéticas ou com imunidade baixa e indica maior risco de complicações.
Na suspeita de infecção urinária, procure imediatamente um médico clínico geral, médico da família ou urologista, para iniciar quanto antes o tratamento com antibióticos.
A infecção urinária não tratada pode evoluir com pielonefrite (infecção renal) e infecção generalizada (sepse urinária).
3. Doenças na próstata
A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e junto a uretra. Por isso, quando acontece um aumento dessa glândula, ela comprime a uretra impedindo a passagem normal do fluxo de urina. Ela pode aumentar seja por inflamação (prostatite) ou presença de um tumor (hiperplasia ou câncer). Com isso, a bexiga não consegue esvaziar completamente, aumentando a necessidade de urinar e outros sintomas, como:
- Maior frequência na micção,
- Urinar em pouca quantidade, em cada micção,
- Pode haver dor, dependendo da compressão na uretra,
- Pode haver sangue na urina, nos casos mais avançados.
Na suspeita de problemas de próstata, é preciso procurar o urologista, para confirmar o diagnóstico. Após o diagnóstico, o médico poderá definir o melhor tratamento, na maioria das vezes existe a indicação de ressecção cirúrgica da próstata.
4. Gravidez
Durante a gravidez, é normal o aumento do volume de sangue e aumento das taxas hormonais. Isso causam um aumento do volume de urina, sendo preciso urinar mais vezes durante o dia.
Além disso, no terceiro trimestre, com o crescimento do bebê, o espaço se torna menor. A bexiga passa a ser comprimida, reduzindo a sua capacidade de armazenamento de urina. Isso aumenta ainda mais a necessidade de urinar da gestante. Os sintomas são de:
- Aumento na frequência urinária,
- Aumento do volume de urina em cada micção,
- Urgência para urinar.
Neste caso, não é preciso nenhum tratamento ou preocupação, trata-se de uma adaptação natural do organismo da gestante, para permitir o desenvolvimento saudável do bebê.
No entanto, se junto a maior frequência de urina, surgir sintomas de ardência, coceira, sangramento ou febre, é preciso procurar imediatamente atendimento médico. A infecção urinária durante uma gestação pode causas graves problemas.
5. Uso de medicamentos
O uso de medicamentos diuréticos, é outra causa bastante comum de aumento na vontade de urinar. Algumas vezes é preciso correr ou usar um absorvente, para passar mais tempo na rua, em segurança. Os sintomas são de:
- Urgência para urinar,
- Maior volume de urina,
- Sintomas relacionados ao início de um medicamento diurético, ou ajuste de dose.
Neste caso, é preciso conversar com o seu médico de família ou cardiologista, para avaliar os benefícios e qualidade de vida. Se houver comprometimento no seu dia a dia e/ou constrangimentos, pode ser avaliada a troca da medicação, sem prejudicar o seu tratamento.
6. Ansiedade
Na crise de ansiedade, são liberados neurotransmissores, que dentre outras ações, aumentam a contração involuntária da bexiga e a vontade de urinar. Os sintomas que sugerem os diversos tipos de ansiedade são:
- Preocupação excessiva,
- Palpitação,
- Suor frio,
- Dor no peito,
- Vontade de fazer urinar várias vezes durante o dia.
Nos casos de ansiedade, o tratamento deve ser multidisciplinar, com medicamentos, psicoterapia e atividade física, um conjunto que permite alcançar a cura dessa doença, na grande maioria das vezes.
7. Síndrome da bexiga hiperativa
A Síndrome da Bexiga Hiperativa afeta tanto homens como mulheres e é mais encontrada em pessoas brancas, portadores de diabetes. Trata-se de uma alteração no funcionamento da bexiga que provoca contrações involuntárias no órgão, causando vontade constante e urgente de urinar. Os sintomas clássicos desta síndrome são:
- Urgência para urinar,
- Aumento de frequência de micção,
- Noctúria (incontinência urinária noturna),
- Incontinência de urgência.
Pessoas com essa Síndrome têm mais de 8 micções ao longo do dia e da noite, inclusive após dormir. A urgência urinária, ou seja, a necessidade de urinar logo que se tenha vontade, é o sintoma característico.
O tratamento deve ser realizado pelo urologista. Ele inicialmente orienta quanto a comportamentos que podem ajudar:
- Treinamento vesical(estratégias para tentar controlar os músculos dessa região)
- Controle da ingesta hídrica por dia
Quando não for suficiente, poderá incluir o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.
Segurar o xixi faz mal?
Sim. O hábito de prender a urina aumenta o risco de desenvolver doenças como a infecção urinária e a incontinência urinária.
O ato de fazer xixi é uma das defesas do nosso corpo. Na urina são eliminados todos os germes, bactérias e substâncias tóxicas para o organismo, que foram filtradas pelos rins.
Quando seguramos o xixi, mantemos a urina por mais tempo na bexiga, expondo o trato urinário a proliferação dessas bactérias e risco de uma infecção urinária.
Além disso, reter a urina por mais tempo do que o necessário sobrecarrega a bexiga, prejudicando a sua elasticidade e função do esfincter. Isso pode resultar na perda do controle da urina e incontinência urinária.
Portanto, para evitar essas complicações, procure ir com frequência ao banheiro, e beber pelo menos 1litro e meio de água por dia, de modo a auxiliar a filtração renal e limpeza do trato urinário.
É normal ter vontade de urinar a noite?
Sim, é normal desde que mantenha o volume considerado normal, e desde que não interfira nos hábitos de sono.
A vontade de urinar durante a noite, alterando a qualidade de sono e/ou com volume e frequência aumentados é chamado noctúria. Pode ter as mesmas causas da poliúria (aumento do volume de urina) e da polaciúria (aumento na frequência de urinar).
A poliúria é definida por um volume de urina maior do que 3 litros por dia, para o adulto e maior de 2litros por metro quadrado, na criança. Polaciúria, número excessivo de micções em 24h, é caracterizado pela frequência acima de 6 vezes por dia para um adulto, e mais de 12 micções por dia para as crianças.
Em caso de vontade de urinar a toda hora, consulte um clínico geral, médico de família, ou um urologista para receber um diagnóstico e tratamento adequados.
Veja também:
- Quais são os sintomas e causas de uma infecção urinaria?
- Sensação de bexiga cheia mesmo após urinar, o que pode ser?
- O que é cistite e quais os sintomas?
- O que é bexiga hiperativa e quais os sintomas?
Referências:
SBN — Sociedade Brasileira de Nefrologia
SBU - Sociedade Brasileira de Urologia / Portal da Urologia
UpToDate - Daniel G Bichet, et al. Evaluation of patients with polyuria. Sep 27, 2019.