Perguntar
Fechar

O que é bexiga hiperativa e quais os sintomas?

Bexiga hiperativa é uma síndrome caracterizada pela contração involuntáriado músculo da bexiga durante o seu enchimento com urina. Seus sintomas mais característicos são o aumento do número de micções (a pessoa pode urinar mais de 8 vezes ao dia) e a urgência urinária (vontade súbita de urinar).

Uma pessoa com bexiga hiperativa não consegue controlar a bexiga para que ela fique em repouso. Assim, o músculo da bexiga contrai, provocando bastante desconforto e desejo urgente de urinar, algumas vezes com perda de urina.

Quando a bexiga hiperativa não tem causa definida, recebe o nome de bexiga hiperativa idiopática. Se for resultado de uma doença neurológica, como AVC - Acidente Vascular Cerebral (derrame), Alzheimer, Parkinson e lesões da medula espinhal, é chamada de neurogênica.

Sintomas

Os sintomas da bexiga hiperativa podem incluir urgência urinária (necessidade súbita de urinar, que pode vir acompanhada de dor), aumento da frequência urinária (às vezes, mais de 8 vezes por dia), incontinência de urgência (necessidade súbita de urinar seguida de perda de urina) e vontade de urinar durante a noite.

É importante não confundir bexiga hiperativa com cistite intersticial, uma condição irritativa crônica da bexiga que provoca vontade de urinar a todo momento devido a uma dor na barriga.

Leia também: Bexiga hiperativa tem cura? Qual o tratamento?

Causas

A bexiga hiperativa pode ter diversas causas. No homem especificamente, pode ocorrer devido a um aumento da próstata, tratamentos de radioterapia ou braquiterapia no mesmo órgão.

As doenças e lesões neurológicas são causas comuns de bexiga hiperativa, tais como esclerose múltipla, derrame (Acidente Vascular cerebral), doença de Alzheimer, Parkinson, traumatismo craniano e lesões na medula espinhal.

Outras causas de bexiga hiperativa incluem ainda: hipersensibilidade a neurotransmissores, com resposta exagerada do músculo da bexiga; aumento das fibras sensoriais da bexiga; ativação de reflexos que normalmente estão adormecidos e começam a funcionar por algum motivo; redução do controle inibitório do sistema nervoso central.

A bexiga hiperativa tem tratamento e o médico urologista é o mais indicado para avaliar essa condição.

Também pode lhe interessar:

Bexiga neurogênica: Quais as causas, sintomas e tratamento?

Dor na bexiga, o que pode ser?