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9 Coisas que Você Deve Fazer Antes de Engravidar

Antes de engravidar é importante que a mulher tenha alguns cuidados para preparar o corpo para a gravidez e proteger o bebê de diversas doenças. Tomar ácido fólico, fazer exame de sangue, ter uma alimentação saudável e controlar o peso são alguns desses cuidados.

Confira 9 coisas que a mulher deve fazer antes de engravidar:

  1. Consulte o seu médico ginecologista:

    • Faça uma avaliação de rotina, que inclui os exames preventivo, de mama, ginecológico e de imagem;
    • Ao informar o seu médico que pretende engravidar, ele irá pedir um exame de sangue;
    • Informe o ginecologista se você tem diabetes, pressão alta, epilepsia, depressão ou qualquer outra doença crônica para que ele faça uma adaptação nos medicamentos usados; não esconda nenhuma doença do seu médico;
    • Certifique-se junto do seu médico se as suas vacinas estão em dia e só tome vacina sob orientação médica;
  2. Tome ácido fólico (vitamina B9):
    • Comece a tomar o ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar;
    • Quando já estiver grávida, tome uma dose diária de ácido fólico de 5 mg durante os primeiros 3 meses de gestação;
    • A vitamina B9 diminui em cerca de 70% o risco do bebê ter problemas no fechamento do tubo neural, além de prevenir problemas no desenvolvimento do cérebro do feto (leia também: Para que serve o ácido fólico?);
  3. Mantenha-se dentro do peso ideal:
    • O sobrepeso aumenta as chances de diabetes gestacional e pressão alta;
    • Grávidas com excesso de peso podem ter um final de gravidez mais complicado e as chances de parto cesárea são maiores;
    • O ideal é que ao final da gestação a mulher tenha engordado no máximo 10 Kg, que equivalem ao peso do bebê, água, placenta e à retenção de líquidos (inchaço). Além desse peso já é gordura corporal acumulada, que é difícil de perder depois do parto (leia também: Qual o peso mínimo para poder engravidar?);
  4. Não use drogas:
    • O uso de drogas ilegais pode fazer o bebê nascer com síndrome de abstinência e dificultar o relacionamento e a aprendizagem da criança;
    • Sabe-se que o uso de maconha, por exemplo, está associado a baixo peso do bebe ao nascer;
  5. Deixe de fumar:
    • Fumar pode causar baixo peso ao nascimento, aumenta o risco de parto prematuro, complicações durante a gestação e síndrome de morte súbita do bebê;
    • Mesmo fumantes passivos também correm esses riscos, por isso, fique longe da fumaça do cigarro;
    • Parar de fumar também pode facilitar a ocorrência da gravidez;
  6. Pratique exercícios físicos:
    • A atividade física regular ajuda a emagrecer, melhora o humor, diminui o estresse, além de melhorar a capacidade física da mulher, fortalecendo o corpo e melhorando o condicionamento cardiorrespiratório;
    • Faça pelo menos 40 minutos de exercícios, 3 vezes por semana;
    • Natação e caminhada são excelentes para serem feitos durante a gravidez;
  7. Tenha uma alimentação saudável:
    • Dê preferência a alimentos como frutas, verduras, legumes e proteínas (carnes, peixes, aves, feijão, grão de bico, lentilha, feijão, ovos, laticínios);
    • Evite comer gorduras, frituras e açúcar;
    • Não existem provas de que o aspartame seja prejudicial para grávidas, mas procure usar adoçantes de Sucralose ou Stevia;
  8. Cuide dos seus dentes:
    • Marque uma consulta no dentista para fazer um check-up da saúde bucal e faça uma limpeza nos dentes antes de engravidar;
    • Doenças periodontais podem provocar aborto ou parto prematuro;
  9. Procure manter-se bem emocionalmente:
    • Tente administrar da melhor forma a frustração e a ansiedade;
    • Tentar engravidar e não conseguir pode gerar um grande estresse, prejudicando o seu bem estar emocional e o relacionamento conjugal.

Fale com o seu médico ginecologista que pretende engravidar. Ele irá orientá-la quanto ao que deve fazer para ter uma gravidez tranquila e sem riscos.