A ânsia de vômito constante costuma estar relacionada a problemas simples como:
- Gravidez
- Labirintite
- Enxaqueca
- Problemas gástricos
- Ansiedade
- Uso de medicamentos
Ânsia de vômito, enjôo ou náuseas, são formas de expressar um mesmo sintoma, uma sensação de que vai vomitar, mal-estar ou "estômago embrulhado". Esse sintoma pode se resolver de maneira espontânea, após a eliminação do conteúdo do estômago ou pode se manter constante em alguns casos, sendo preciso o uso de um medicamento.
No entanto, para cada situação existe um tratamento mais indicado e outros que podem agravar ainda mais o problema. Por isso, é importante compreender as características do seu sintoma e procurar uma avaliação médica antes de iniciar qualquer medicação.
Gravidez
Na gravidez, o aumento dos hormônios são os responsáveis pela sensação de enjoos constantes. O que acontece mais frequentemente durante o primeiro trimestre, embora algumas gestantes possam referir o sintoma durante toda a gestação. Nesse caso, o médico pode prescrever-lhe uma medicação para aliviar, além de orientar a evitar o jejum e alimentos gordurosos.
Labirintite
A labirintite, VPPB (vertigem paroxística posicional benigna) ou outros distúrbios do labirinto, causam a sensação de tontura, mal-estar e náuseas constantes, como se estivesse em alto-mar, devido a sua participação no equilíbrio e estabilidade postural. O médico otorrinolaringologista é o especialista para essa avaliação e tratamento.
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça, que quando iniciada tem como um dos sintomas característicos, as náuseas e vômitos durante a crise. Não se sabe ao certo a causa desse sintoma, mas é preciso iniciar rapidamente uma medicação para alívio dos sintomas, de modo a evitar a piora da dor, desidratação e prolongamento deste quadro. O médico neurologista é o especialista capacitado para essa avaliação e tratamento.
Problemas gástricos
Gastrite, refluxo e problemas intestinais que causam além dos enjoos constantes, azia e queimação, perda peso, falta de apetite e por vezes, sensação de estômago embrulhado. O gastroenterologista é o médico responsável por essa avaliação e tratamento.
Ansiedade
A ansiedade e outros distúrbios de humor, como a depressão, tem como característica, sintomas de Ânsia de vômito e taquicardia durante uma crise emocional. Outros sintomas comuns são, a sensação de bolo na garganta, suor frio, dores de barriga e diarreia. Neste caso, é preciso buscar um tratamento multidisciplinar, com psicólogo, psiquiatra e educador físico. A ansiedade tem tratamento eficaz, quanto antes for iniciado melhor a resposta.
Uso de medicamentos
Alguns medicamentos, tem como efeitos colaterais esperados, a sensação de náuseas, vômitos e mal-estar constante, como, por exemplo, os anticoncepcionais e os antidepressivos. Entretanto, os sintomas não costumam durar mais de 3 dias, tempo que o corpo leva para absorver e se adaptar as substâncias. De qualquer forma, no caso de enjoos logo após o início de um medicamento, é importante informar ao médico que o prescreveu, para a devida avaliação.
Na presença de enjoos constantes, procure o médico de família, ou clínico geral, para dar início a investigação desse problema, podendo planejar o tratamento ou solicitar a avaliação de outra especialidade.
Leia mais sobre esse assunto nos artigos: