Perguntar
Fechar

Apneia do sono tem cura? Qual o tratamento?

O tratamento da apneia do sono varia de acordo com a sua causa. O objetivo é manter as vias aéreas permeáveis ao fluxo de ar durante a noite.

Tratamento para apneia do sono

O tratamento de escolha para casos mais graves é o uso de máscara CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) ou BIPAP (Bilevel Positive Airway Pressure), conectada a um compressor de ar que provoca pressão positiva para forçar a passagem do ar através das vias aéreas superiores, durante a noite. Algumas pequenas mudanças nos hábitos podem ter um impacto significativo na redução dos sintomas:

  • Redução do peso;
  • Redução do consumo do álcool;
  • Elevar a cabeceira da cama;
  • Evitar o tabagismo;
  • Tratamento de congestão nasal, rinite, sinusite;
  • Higiene do sono: antes de dormir, evitar fumar, tomar bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína, exercícios intensos, refeições pesadas, medicamentos sedativos. Evitar também dormir de barriga para cima e procurar dormir sempre no mesmo horário.

O tratamento cirúrgico é indicado para remover obstáculos e corrigir distúrbios anatômicos que dificultam a passagem de ar.

A apneia é um problema médico grave, com probabilidade de alterar a vida da pessoa e contribuir para certos transtornos que podem colocar a vida em perigo, mas é facilmente identificada e seu tratamento geralmente é efetivo. Com o tratamento, a respiração adquire um ritmo regular, os roncos cessam, um sono tranquilo é restabelecido e a qualidade de vida melhora.

Em caso de suspeita de apneia do sono, um médico (preferencialmente um otorrinolaringologista, neurologista ou pneumologista), com especialização em medicina do sono, deverá ser consultado. Ele poderá avaliar detalhadamente, através de anamnese, exame físico e eventuais exames complementares, qual é o seu diagnóstico correto, orientá-lo e prescrever o melhor tratamento, caso a caso.

Veja também:

O que é apneia do sono e quais os sintomas

Distúrbios do sono: Quais os principais tipos e como identificá-los?

Quais os sintomas dos distúrbios do sono?

Quais são as fases do sono e o que acontece em cada uma delas?