Perguntar
Fechar

Quais os sintomas dos distúrbios do sono?

Os distúrbios do sono podem causar diferentes tipos de sintomas, como dificuldade para adormecer, permanecer dormindo ou ficar acordado, dificuldades em ter uma rotina de sono regular ou ainda comportamentos não esperados durante o sono.

Os principais tipos de distúrbios do sono incluem insônia, sonambulismo, apneia do sono, bruxismo, ronco, narcolepsia e síndrome das pernas inquietas.

A insônia, um dos distúrbios do sono mais comuns, pode se manifestar de diversas formas. Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou manter o sono, falta de sono ou ainda acordar logo no início da manhã. Os episódios de insônia podem ser temporários, com duração de 2 a 3 semanas, ou crônicos, permanecendo durante anos.

A insônia pode ter diversas causas, tais como doenças, transtornos psicológicos como depressão, estresse ou ansiedade, ambiente que não favorece o sono (excesso de luz, ruídos, temperatura inadequada...), consumo de bebidas com cafeína, bebidas alcoólicas ou drogas, fumar, dores ou desconfortos no corpo, ter o hábito de dormir durante o dia, ir para a cama muito cedo, permanecer acordado na cama por tempo prolongado, entre outras.

Os distúrbios do sono que provocam comportamentos anormais durante o sono são mais frequentes em crianças. Esses distúrbios incluem o sonambulismo, os medos noturnos e o distúrbio de comportamento do sono profundo (REM), em que a pessoa pode se movimentar violentamente quando está sonhando, podendo até machucar a pessoa que estiver dormindo ao seu lado.

O tratamento dos distúrbios do sono varia conforme a causa, podendo ter atuação de diferentes especialidades médicas, como neurologia, psiquiatria, pneumologia e otorrinolaringologia.

Saiba mais em:

Distúbios do sono: Quais os principais tipos e como identificá-los?

Quais são as fases do sono e o que acontece em cada uma delas?

10 Dicas para Melhorar a Qualidade do Sono

Sono excessivo: o que pode ser?

Criado por: Equipe Editorial do Médico Responde