Como controlar a ejaculação precoce?

Existem alguns exercícios que podem ajudar a controlar a ejaculação precoce, embora não resolvam o problema. Algumas técnicas que podem auxiliar no controle do tempo de ejaculação são a distração mental, a compressão do pênis e o exercício de start-stop (começa-pára).

Os exercícios start-stop estão entre os mais conhecidos para controlar a ejaculação precoce. A técnica consiste em se masturbar e interromper os movimentos quando estiver prestes a ejacular. Quando a sensação da ejaculação desaparecer, o homem deve reiniciar os movimentos.

Isso também pode ser feito com a parceira, durante a relação sexual. Neste caso, recomenda-se que o homem fique numa posição em que ele tenha o controle dos movimentos. Assim, ele deve iniciar a penetração e interromper completamente os movimentos quando perceber que vai ejacular.

Publicidade

O objetivo desse exercício é fazer com que o homem reconheça os sinais que antecedem a ejaculação de maneira a poder controlá-la. Esta técnica também pode ser utilizada juntamente com a distração.

A técnica da distração consiste em fixar o pensamento em alguma situação que não está relacionada com sexo, como a conta bancária ou o futebol, por exemplo. Quando o homem perceber que está perdendo a ereção, deve voltar a se fixar na parceira.

Ao usar essa forma de distração algumas vezes durante o ato sexual, pode ser que ele consiga prolongar o tempo de penetração e controlar a ejaculação precoce.

Outra forma de tentar retardar a ejaculação é comprimir a base da glande (cabeça do pênis) durante cerca de 5 segundos logo a seguir à primeira sensação de excitação. A compressão dificulta a circulação sanguínea no pênis e pode atrasar a ejaculação.

Lembrando que essas técnicas podem ajudar a prolongar o tempo de penetração, mas não resolvem o problema da ejaculação precoce. O tratamento dessa disfunção é feito com psicoterapia e medicamentos.

Saiba mais em: Ejaculação precoce tem cura? Qual é o tratamento?