Uma alergia é identificada por sinais e sintomas de início recente, que se manifestam principalmente na pele, no aparelho gastrointestinal e sistema respiratório, logo após a exposição a algum estímulo alergênico.
Sintomas
Podemos citar como principais sintomas:
- Edema (inchaço) nos lábios,
- Edema na garganta, que se manifesta causando dificuldade de engolir, tosse, ou rouquidão,
- Urticária, que são lesões avermelhadas, elevadas ou não, que coçam muito,
- Dermatite, lesões na pele que parecem inflamadas,
- Chiado no peito,
- Coriza (nariz escorrendo),
- Coceira nos olhos, olhos avermelhados,
- Dor abdominal, vômitos e diarreia.
Nos casos mais graves, as alergias a medicamentos, picadas de insetos, alimentos ou qualquer outra substância podem provocar reações que evoluem rapidamente, provocando dificuldade para respirar, tontura, desmaio, confusão mental, batimentos cardíacos acelerados, entre outros. Nesses casos é importante procurar atendimento de emergência imediatamente.
Reação alérgica
A alergia normalmente ocorre devido a uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância, que pode ser mudança climática, umidade, um medicamento, alimento, veneno de algum tipo de inseto, entre outras.
O organismo de uma pessoa alérgica produz anticorpos contra uma determinada substância, gerando uma resposta alérgica sempre que o indivíduo entra em contato com essa substância. Em alguns casos, a alergia tem origem em fatores genéticos, enquanto em outros a causa é desconhecida.
Tratamento
As reações alérgicas leves normalmente desaparecem espontaneamente ou reagem aos medicamentos anti-histamínicos, mais conhecidos como "antialérgicos".
Essas medicações tendem a ser mais eficazes quando a alergia causa coceira na pele, no nariz ou nos olhos, espirros e coriza. Em casos de resposta alérgica grave, o tratamento inclui ainda adrenalina e corticoides que deverão ser administrados em ambiente hospitalar.
Veja também: O que fazer em caso de reação alérgica?
Para mais informações, consulte um médico alergista ou alergologista.
Também podem lhe interessar:
Quais são os sintomas de alergia alimentar?
Como saber se meu filho tem alergia à proteína do leite?