Não existe relato de aumento de espinhas ou lesões de pele pelo uso de creatina.
A creatina é um suplemento alimentar atualmente muito utilizado e estudado, com pesquisas que comprovam sua eficácia e segurança sempre que seja feita de forma apropriada, e com acompanhamento adequado, ou seja, prescrito por profissional capacitado, principalmente médico nutrólogo, endocrinologista ou por nutricionista.
O suplemento deve ser instituído em pessoas previamente saudáveis, seguindo os protocolos descritos pelos profissionais da área.
Os benefícios oferecidos pela suplementação são principalmente:
- Melhor desempenho no treino para esportistas
- Aumento de massa muscular e adaptações de força durante treino
- Modificações no organismo que aumentam limiar anaeróbico
- Maior tolerância ao treinamento
Estudos recentes vem observando ainda mais benefícios ao organismo, contemplando outros sistemas, como o sistema neurológico e imunológico, embora necessite de mais comprovações.
Destacando que o uso inadequado do suplemento, com doses em excesso, ou o não acompanhamento regular, além de não aumentar o resultado, pode causar doenças renais e hepáticas graves, estando contra-indicado .
Como efeitos colaterais, mais uma vez relacionados ao uso inadequado podemos citar, a retenção hídrica, diminuição do volume urinário, o que pode resultar em ganho de peso temporário. Também, apesar de menos frequente, cãibras e sinais de desidratação, até comprometimento renal e hepático.
Por fim, a segurança da suplementação de creatina é desconhecida em crianças e adolescentes, devendo ser avaliado com mais critérios o uso nessa população.
Saiba mais sobre o assunto nos links: