Perguntar
Fechar

Dor nas costas do lado esquerdo, o que pode ser?

A maior parte dos casos de dor nas costas, seja do lado esquerdo ou direito, é de origem muscular, normalmente causada por algum mau jeito, excesso de peso carregado ou erro de postura. A dor costuma ser mais frequente na região lombar (parte inferior das costas).

Algumas dores nas costas, entretanto, podem ser sintomas de problemas mais sérios, como inflamações dos nervos, doenças da pele como o herpes, ou até mesmo certos tipos de câncer, mas isso é muito mais raro.

A dor nas costas pode ter origem em músculos (tensão, contraturas, estiramentos), ossos (bico de papagaio), nervos, discos intervertebrais (hérnias de disco), ligamentos e articulações.

Dor nas costas nas regiões cervical e lombar

As alterações posturais da gravidez e o próprio envelhecimento natural da coluna também podem provocar dor nas costas.

Veja também: É normal ter dor nas costas no início da gravidez?

Outras causas comuns de dor nas costas: excesso de peso, traumatismos, estresse, ansiedade, depressão, fraturas, artrite, artrose, entre outras.

A dor nas costas pode ter início súbito, depois de um esforço por exemplo, ou ser crônica. No caso da dor na coluna lombar, pode haver irradiação da dor para os membros inferiores, se a origem do problema estiver relacionado com nervos ou raízes nervosas.

Leia também: O que pode causar dor nas costas?

Isso pode ocorrer, por exemplo, em casos de hérnia de disco. Os sintomas incluem dor na coluna lombar, que pode irradiar para o membro inferior, fraqueza muscular, sensação de dormência ou formigamento nas costas ou em alguma porção do membro inferior.

Dor na lombar pode ser cólica renal?

Do na lombar, no lado direito ou esquerdo, pode ser um sintoma de cólica renal. Entretanto, é importante diferenciar as características das dores de origem músculo- esquelética e nervosa da dor da cólica de rim.

A cólica renal não melhora com o repouso ou em alguma posição específica. Ela não passa e é muito intensa, independentemente da pessoa estar em movimento ou repouso ou da posição adotada.

Veja também: Dor nas costas pode ser pedras nos rins?

De qualquer forma, é necessária a avaliação médica por um clínico geral que, a partir dos sintomas relatados e do exame físico, poderá definir a origem exata e propor o tratamento mais adequado.