Dor nas costas do lado esquerdo, o que pode ser?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A maior parte dos casos de dor nas costas, seja do lado esquerdo ou direito, é de origem muscular, normalmente causada por algum mau jeito, excesso de peso carregado ou erro de postura. A dor costuma ser mais frequente na região lombar (parte inferior das costas).

Algumas dores nas costas, entretanto, podem ser sintomas de problemas mais sérios, como inflamações dos nervos, doenças da pele (como o herpes zoster), ou certos tipos de câncer, embora seja muito mais raro.

A dor nas costas pode ter origem diretamente nos músculos (tensão, contraturas, estiramentos), ou nas estruturas que tem relação com a musculatura, como ossos (bico de papagaio), nervos, discos intervertebrais (hérnias de disco), ligamentos e articulações.

Dor nas costas nas regiões cervical e lombar

As alterações posturais da gravidez e o próprio envelhecimento natural da coluna também podem provocar dor nas costas.

Veja também: É normal ter dor nas costas no início da gravidez?

Outras causas comuns de dor nas costas são o excesso de peso, traumatismos, estresse, ansiedade, depressão, fraturas, artrite, artrose, entre outras.

A dor nas costas pode ter início súbito, depois de um esforço por exemplo, ou ser crônica. Um caso comum de dor crônica é o desgaste da coluna devido a idade e sedentarismo.

E um caso comum de dor aguda é a hérnia de disco, quando acontece a compressão de uma raiz nervosa, desencadeando a dor irradiada para o glúteo ou membros inferiores.

Leia também: O que pode causar dor nas costas?

Dor na lombar pode ser cólica renal?

Sim. A dor lombar, no lado direito ou esquerdo, pode ser um sintoma de cólica renal. Entretanto, é importante diferenciar as características das dores de origem muscular e nervosa, da dor de origem renal.

Dor muscular

A dor muscular é localizada, piora com a movimentação, é do tipo aperto ou "dolorimento" e na maioria das vezes tem uma história prévia de pancada, esforço físico ou treino esportivo intensificado.

Dor de origem nervosa

A dor de origem nervosa, por compressa de uma raiz como a hérnia de disco, desencadeia uma dor intensa, mas não contínua, descrita como "choques" ou fisgadas, que seguem um caminho. Como a coluna lombar costuma ser a localização mais comum, a dor costuma se iniciar na coluna e seguir pelo glúteo até a coxa, ou até o pé do mesmo lado.

Dor de cólica renal

A dor devido uma cólica renal é intensa e contínua, não melhora com o repouso ou em alguma posição específica. Ela se mantém e se localiza na região do dorso, de um lado, podendo ser irradiada para a virilha ou abdômen.

Veja também: Dor nas costas pode ser pedras nos rins?

De qualquer forma, é necessária a avaliação médica por um clínico geral que, a partir dos sintomas relatados e do exame físico, poderá definir a origem exata e propor o tratamento mais adequado.