Perguntar
Fechar

Dor nas costas pode ser pedras nos rins?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, dor nas costas pode ser sintoma de pedras nos rins ou nas vias urinárias. Nesse caso, a pessoa sente uma dor intensa na coluna lombar, que geralmente irradia para o abdômen e para a virilha.

A cólica renal caracteriza-se como uma dor intensa sentida na região do flanco, do lado em que está localizada a pedra no rim. Além de dor nas costas, poderá haver também presença de sangue na urina (urina avermelhada), saída de pequenos pedaços da pedra na urina, náusea, vômitos, dor ao urinar e urgência para urinar.

Contudo, muitas pessoas com pedras nos rins não apresentam sintomas e as pedras são encontradas em exames destinados para outros propósitos.

A cólica renal também pode ser causada por coágulos sanguíneos, ligadura cirúrgica do uréter, doença policística renal, infecção urinária ou ainda compressão provocada por tumor.

Leia mais em: Quais são as causas da cólica renal?

Além disso, é importante diferenciar a dor lombar (lombalgia) da dor nos rins. A imensa maioria das dores nas costas tem origem em problemas ósseos ou musculares da coluna lombar e não em problemas renais.

A dor nas costas provocada por pedras nos rins é excruciante, não está relacionada com movimentos do tronco e não piora nem melhora se a pessoa mudar de posição.

Já na lombalgia, a dor geralmente piora quando a pessoa anda, levanta-se ou se senta, podendo melhorar em algumas posições.

Leia também: Quais são os sintomas de uma cólica renal?

Se você está com algum dos sintomas apresentados no artigo, procure um serviço de saúde para avaliação.

Também pode ser do seu interesse:

Como aliviar a cólica renal