É normal a barriga doer após fazer sexo pela primeira vez?

É normal a barriga doer depois de fazer sexo pela primeira vez?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Pode acontecer, sendo mais comum o desconforto na região pélvica, porém se for uma dor muito intensa ou persistente, precisa procurar um atendimento médico.

Causas de dor após relação sexual

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (febrasgo) e órgãos responsáveis pela descrição das doenças, existem alguns transtornos físicos e psicológicos, que podem causar dor genital ou abdominal, especialmente na região pélvica, durante ou após uma relação sexual.

As causas mais comuns são:

  • Doença inflamatória pélvica
  • Endometriose
  • Infecção fúngica (candidíase)
  • Cistite (infecção na bexiga)
  • Transtorno emocional (ansiedade)
  • Dispareunia e o
  • Vaginismo.

O que é dispareunia?

A dispareunia é a queixa de dor ou desconforto na região genital, durante a relação sexual, ou logo após. Acomete homens ou mulheres, embora seja mais comum nas mulheres.

Pode ser um sintoma tão desconfortável, que leva ao desinteresse nas relações, redução da libido e autoestima, causando ansiedade, sintomas de tristeza e conflito pessoal.

O que é vaginismo?

O vaginismo é descrito como uma contração involuntária da musculatura vaginal, que dificulta a penetração e causa desconforto importante, tanto durante, quanto após a relação. Inclusive é apontada como uma das causas mais comuns de dispareunia.

Essa condição está associada a fatores emocionais, como ansiedade e medo, na grande maioria das vezes.

Leia também: O que é vaginismo e quais os sintomas?

Por isso, pode acontecer a dor abdominal, principalmente se for baixa, na região pélvica, mas que melhora espontaneamente em poucas horas. Havendo piora ou persistência da dor, procure um médico clínico geral, médico da família ou ginecologista.

Pode lhe interessar também: Dor ao urinar depois da relação é normal? O que pode ser?