Ejaculação precoce tem cura? Qual é o tratamento?
Sim, ejaculação precoce tem cura. O tratamento normalmente é feito com a combinação de psicoterapia e medicamentos que podem retardar a ejaculação. O objetivo do tratamento da ejaculação precoce é baixar o nível de ansiedade do homem e ensiná-lo a controlar a ejaculação.
Terapia sexual
A terapia sexual é a mais indicada para tratar a ejaculação precoce. A terapia visa reduzir os focos de ansiedade relacionados com as relações afetivas e sexuais, além de propor mudanças comportamentais na vida sexual do homem ou do casal.
Fazem parte da psicoterapia o uso de técnicas para diminuir a ansiedade e treinar o controle da ejaculação. Além disso, a terapia sexual irá estimular uma comunicação mais ampla entre o casal, melhorando a qualidade do relacionamento.
Medicamentos para tratar ejaculação precoce
Dentre os medicamentos mais usados para tratar a ejaculação precoce estão os antidepressivos, principalmente da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS).
Um dos efeitos colaterais mais conhecidos dos antidepressivos é retardar o orgasmo. Portanto, trata-se de usar uma reação adversa do medicamento a favor de quem sofre de ejaculação precoce.
Outros medicamentos, como analgésicos e inibidores da fosfodiesterase, também podem ser usados para tratar a ejaculação precoce.
O tratamento da ejaculação precoce requer muita paciência por parte do paciente. Ter uma parceira compreensiva pode ajudar muito em todo o processo.
O que é ejaculação precoce?
Ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina que caracteriza-se por uma ejaculação muito rápida, ou seja, insatisfatória para o homem ou para o casal.
As principais causas de ejaculação precoce estão relacionadas com fatores psicológicos, principalmente a ansiedade.
Porém, há casos em que a disfunção é causada por fatores físicos, como prostatite, alterações hormonais, sensibilidade exacerbada da glande e problemas da tireoide.
Para maiores informações, consulte um médico urologista.