A indicação de fibrose septal em um eletrocardiograma significa que existe um tecido cicatricial (fibrose) no septo interventricular muscular do coração. Em outras palavras, há uma cicatriz na parede muscular que separa os ventrículos direito e esquerdo do coração.
Os ventrículos são câmaras cardíacas de onde sai o sangue que é transportado para o organismo através das artérias.
O ventrículo esquerdo bombeia o sangue para todo o corpo, através da artéria aorta. Já o ventrículo direito leva o sangue para os pulmões, através das artérias pulmonares.
A fibrose é o resultado do processo de cicatrização. A cicatriz, formada por tecido conjuntivo fibroso, é uma forma do organismo preencher e repor a destruição de um determinado tecido, como ocorre quando cortamos a pele, por exemplo.
Portanto, uma fibrose septal indica que houve alguma lesão do músculo cardíaco que forma o septo interventricular, dando origem a uma cicatriz. Pode ter sido o resultado de um infarto, por exemplo, que é a morte do tecido por falta de oxigênio.
O médico cardiologista é quem deverá analisar o resultado do eletrocardiograma e prestar os devidos esclarecimentos ao paciente, de acordo com o seu caso.
Também pode lhe interessar: