Perguntar
Fechar

Garganta inflamada, o que fazer?

O tratamento da garganta inflamada deve ser feito com medicamento anti-inflamatório, quando a inflamação é provocadas por vírus, ou antibiótico, no caso das infecções bacterianas. Em ambos os casos, os remédios devem ser receitados pelo médico.

Dentre os remédios usados no tratamento da dor de garganta estão a nimesulida, a benzetacil, a amoxacilina, o diclofenaco e o ibuprofeno.

As pastilhas para garganta inflamada têm ação analgésica e servem apenas para aliviar a dor, não sendo capazes de tratar a infecção.

Inflamação na garganta
Garganta inflamada (faringite e amigdalite)

Retirar as amígdalas só é indicado quando a garganta fica inflamada constantemente (5 a 7 vezes ao ano) ou ainda quando o inchaço causado pela infecção dificulta a respiração.

Se a dor de garganta tiver origem numa infecção bacteriana, o tratamento é realizado com medicamentos antibióticos. A medicação pode ser administrada por via oral ou injeção.

O tratamento com antibióticos por via oral pode ter um tempo de duração de até 10 dias. Suspender o remédio antes do prazo determinado pelo médico pode provocar recaídas e deixar as bactérias resistentes ao antibiótico.

Existe algum remédio caseiro para garganta inflamada?

O gargarejo com água morna e sal (sem vinagre) é um remédio caseiro frequentemente indicado por médicos, pois alivia a dor de garganta, principalmente em casos de amigdalite. Porém, o gargarejo não trata a infecção e por isso não dispensa o uso dos medicamentos.

Como fazer:

  1. Misturar uma colher (chá) de sal em um copo de água morna;
  2. Fazer o gargarejo com a mistura durante 5 minutos;
  3. Repetir o procedimento pelo menos 4 vezes por dia.

Veja também: Qual é o melhor tratamento para amigdalite?

Em caso de dor de garganta, a pessoa deve procurar um médico otorrinolaringologista, clínico geral ou médico de família.

Saiba mais em: Diferenças entre Amigdalite, Faringite e Laringite