Estou com medo de ter pego HIV?
Há um mês passei por uma situação de risco, mantive relação sem camisinha com uma garota, penetrou apenas uma vez e logo em seguida tirei e fui no banheiro lavar com medo, passaram 2 a três dias comecei a ficar ruim com sintomas de febre, dor na garganta, no corpo, sintomas de virose e gripe. Agora não me sai da cabeça se posso ter contraído o vírus do HIV. O que devo fazer?
A única forma de saber se pegou a doença é realizando os exames de sangue específicos para pesquisa do vírus, o teste para HIV. Assim como pesquisar outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).
O quanto antes identificar essas doenças, maior a chance de evitar a sua evolução e complicações conhecidas. Embora não haja cura para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, existem tratamentos eficazes, principalmente se começar a tratar de forma precoce. Por isso é preciso não ter medo de realizar o teste.
Além disso, mesmo que o teste seja negativo, é importante que o exame seja repetido após 6 meses, para confirmar. No início da infecção pode não haver resposta imunológica suficiente para ser detectada no exame.
Os sinais e sintomas de contaminação são semelhantes a uma virose, e pode ter início logo nos primeiros dias ou anos depois, varia de pessoa para pessoa. Existem casos que nunca apresentaram sintomas, e a doença é descoberta acidentalmente.
Entretanto, durante todo esse tempo, são transmissores do vírus HIV.
Sintomas iniciais de HIV
Os sintomas iniciais de contaminação pelo HIV são:
- Febre (entre 38º e 40ºC),
- Dor de cabeça,
- Dores articulares,
- Mal-estar,
- Náuseas, vômitos,
- Ínguas (aumento de gânglios, principalmente na região do pescoço),
- Tosse,
- Dor de garganta,
- Falta de apetite,
- Perda de peso e
- Fraqueza ou fadiga, sem motivo aparente.
Com o passar dos anos portador da doença, começam a surgir sinais de baixa imunidade, como as infecções de repetição, meningite, tuberculose, candidíase e doenças típicas da AIDS (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência adquirida).
Qual é o tratamento para contaminação por HIV?
Apesar de não haver tratamento definitivo para o vírus HIV, existem diversos tratamentos eficazes atualmente, com objetivo de retardar a evolução da doença e/ou controlar os sintomas da AIDS, para os portadores do vírus.
Também existem tratamentos e cura para algumas das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), quando são diagnosticadas e tratadas de forma precoce.
Por isso procure um atendimento médico, converse sobre a sua situação, para possibilitar uma investigação completa e tratamento adequado.
Saiba mais sobre esse tema nos artigos abaixo:
Portador do vírus hiv pode não apresentar sintomas?