Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Estou com medo de ter pego HIV?

Há um mês passei por uma situação de risco, mantive relação sem camisinha com uma garota, penetrou apenas uma vez e logo em seguida tirei e fui no banheiro lavar com medo, passaram 2 a três dias comecei a ficar ruim com sintomas de febre, dor na garganta, no corpo, sintomas de virose e gripe. Agora não me sai da cabeça se posso ter contraído o vírus do HIV. O que devo fazer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A única forma de saber se pegou a doença é realizando os exames de sangue específicos para pesquisa do vírus, o teste para HIV. Assim como pesquisar outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O quanto antes identificar essas doenças, maior a chance de evitar a sua evolução e complicações conhecidas. Embora não haja cura para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, existem tratamentos eficazes, principalmente se começar a tratar de forma precoce. Por isso é preciso não ter medo de realizar o teste.

Além disso, mesmo que o teste seja negativo, é importante que o exame seja repetido após 6 meses, para confirmar. No início da infecção pode não haver resposta imunológica suficiente para ser detectada no exame.

Os sinais e sintomas de contaminação são semelhantes a uma virose, e pode ter início logo nos primeiros dias ou anos depois, varia de pessoa para pessoa. Existem casos que nunca apresentaram sintomas, e a doença é descoberta acidentalmente.

Entretanto, durante todo esse tempo, são transmissores do vírus HIV.

Sintomas iniciais de HIV

Os sintomas iniciais de contaminação pelo HIV são:

  • Febre (entre 38º e 40ºC),
  • Dor de cabeça,
  • Dores articulares,
  • Mal-estar,
  • Náuseas, vômitos,
  • Ínguas (aumento de gânglios, principalmente na região do pescoço),
  • Tosse,
  • Dor de garganta,
  • Falta de apetite,
  • Perda de peso e
  • Fraqueza ou fadiga, sem motivo aparente.

Com o passar dos anos portador da doença, começam a surgir sinais de baixa imunidade, como as infecções de repetição, meningite, tuberculose, candidíase e doenças típicas da AIDS (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência adquirida).

Qual é o tratamento para contaminação por HIV?

Apesar de não haver tratamento definitivo para o vírus HIV, existem diversos tratamentos eficazes atualmente, com objetivo de retardar a evolução da doença e/ou controlar os sintomas da AIDS, para os portadores do vírus.

Também existem tratamentos e cura para algumas das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), quando são diagnosticadas e tratadas de forma precoce.

Por isso procure um atendimento médico, converse sobre a sua situação, para possibilitar uma investigação completa e tratamento adequado.

Saiba mais sobre esse tema nos artigos abaixo:

Portador do vírus hiv pode não apresentar sintomas?

Como é feito o diagnóstico do HIV?

Como saber se tenho uma DST?

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?