Meu exame de BetaHCG deu 35.000, estou mesmo grávida?
Depois de 4 meses sem ter relações sexuais, tive e acabei tendo de tomar a pílula do dia seguinte. Segui a bula perfeitamente. A minha menstruação não desceu na data que deveria, já que meu ciclo é regular, de 31 dias. Porém, a menstruação não desceu, e eu imaginei que fosse por causa da pílula. Fiz um exame de farmácia que deu positivo. Depois fiz o exame de Beta HCG que deu um resultado de 35.000 mUI/ml. O exame está correto e realmente estou grávida? Quanto tempo devo esperar para fazer um outro exame? (Lembrando que eu estava com uma infecção na época que fiz os exames.)
O valor de 35.000 mUI/ml de Beta HCG no exame de sangue, representa sim um resultado positivo para gravidez. Possivelmente você está grávida, e nesse caso, não há indicação de repetir o exame.
No entanto, embora não seja comum, existem outras situações em que o hormônio está aumentado, sem que seja gravidez. Por isso, você deve levar o resultado do exame para um médico ginecologista, que saberá interpretá-lo, além disso, realizar um exame clínico e ginecológico para melhor avaliação.
Após o exame clínico, deverá solicitar exames complementares, e sendo confirmada a gravidez, dar início às adequadas medidas de pré-natal.
Existem casos de Beta HCG falso positivo? Pode não ser gravidez?
Sim. Embora raro, existem situações e doenças que podem elevar os níveis de Beta HCG no sangue, simulando uma gravidez. Ou até uma situação de gravidez que não evoluiu, resultando em um aborto precoce, situação que mantém os níveis de hormônio elevados por algum tempo.
A doenças trofoblástica, um tipo de tumor uterino, também eleva muito os níveis desse hormônio, por vezes acima de 100 mil, simulando uma gravidez, que deve ser descartada por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia.
Sabendo que, no exame clínico, o médico é capaz de identificar diferenças entre a gravidez e outras situações como as citadas. Por isso, é primordial que procure um ginecologista, para dar direcionamento ao seu caso.
Uso de antibióticos pode interferir no resultado do Beta HCG?
Não. Mesmo tratando um processo infeccioso, não causaria a elevação desse hormônio. Medicamentos utilizados para auxiliar no processo de fertilização, que contenham o hormônio HCG, podem gerar um resultado falso positivo, entretanto medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, não interferem nesse resultado.
Leia também: É possível o Beta-hCG estar positivo e não estar grávida? Em que casos?
Sendo assim, recomendamos que procure seu médico ginecologista o quanto antes, para dar início ao seu acompanhamento, e orientações adequadas.