Febre na gravidez faz mal ao bebê?
Não, febre na gravidez não faz mal ao bebê, nem prejudica a saúde ou o desenvolvimento do feto, desde que não seja superior a 38,5ºC e esteja sob controle.
Febre alta, acima de 38,5ºC ou 39ºC, e prolongada durante a gestação pode provocar parto prematuro ou abortamentos, por isso é importante saber a causa da febre e vigiar a temperatura corporal.
Resfriados podem ser comuns na gravidez e dificilmente causam febre. Porém, se for uma gripe, a situação é diferente, pois é provável que haja febre e ela pode chegar aos 40ºC se não for controlada.
Durante o estado febril ou na presença de inflamações, o corpo libera substâncias chamadas prostaglandinas, que podem provocar contrações uterinas e causar abortamentos (principalmente no início da gravidez) e partos prematuros (no final da gestação).
Também é importante saber a causa da febre, o processo infeccioso que leva ao aumento da temperatura pode também causar complicações para a gestação e o bebê.
O que fazer em caso de febre na gravidez?
Comunique o seu médico obstetra ou médico de família sempre que tiver febre durante a gestação, mesmo que seja uma febre baixa.
Se a febre ultrapassar os 38,5ºC, procure atendimento médico. Não deixe a febre subir e permanecer alta.
Algumas medidas que podem ajudar a controlar a febre e baixar a temperatura corporal, se a febre não estiver muito alta:
- Tome um banho com água à temperatura ambiente (a água não deve estar gelada, senão pode piorar o quadro);
- Beba bastante água;
- Descanse o tempo que for necessário, mesmo depois da febre baixar.
Fale com o seu médico se tiver febre e não tome nenhum medicamento sem orientação médica.
Evite a automedicação durante a gravidez, pois muitos medicamentos podem ser prejudiciais ao bebê.
Também pode lhe interessar: Estresse durante a gravidez faz mal para o bebê?