Em geral, após uma cirurgia é preciso esperar entre 10 e 30 dias para voltar a beber bebida alcoólica, mas esse tempo varia conforme o tipo de cirurgia e a orientação do/a médico/a.
O consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica no pós-operatório deve ser evitado pelo menos enquanto o/a paciente estiver tomando os medicamentos prescritos.
Em cirurgias de médio e grande porte, normalmente recomenda-se que o paciente fique 30 dias sem consumir bebidas alcoólicas.
Na cirurgia bariátrica (gastroplastia), os pacientes só devem consumir bebidas alcoólicas depois de 6 meses, pois além de ser muito calórico, o álcool pode danificar as mucosas do estômago e do intestino, diminuindo assim a absorção de nutrientes.
Se a operação for simples, como a retirada de um nódulo pequeno, pode ser necessário esperar somente 24 horas para voltar a beber, desde que não haja outras contraindicações.
Em cirurgias de hérnia de hiato, por exemplo, recomenda-se que o/a paciente fique sem beber cerveja e outras bebidas com gás nos primeiros meses depois da operação, embora essa indicação esteja mais relacionada com o gás do que com o álcool especificamente.
Leia também:
Qual é o tempo de recuperação de uma cirurgia de apendicite?
Hérnia inguinal: como é a cirurgia e recuperação pós operatório?
Por que devo esperar para beber álcool depois da cirurgia?
A ingestão de bebidas alcoólicas no pós-operatório deve ser evitada porque o álcool pode:
- Interagir com a medicação ou interferir no seu efeito;
- Debilitar e desidratar o corpo;
- Diminuir a resistência, aumentando assim o risco de infecções;
- Atuar como agente irritante da mucosa que reveste a boca e o sistema digestivo;
- Aumentar o inchaço, pois o álcool dilata os vasos sanguíneos;
- Aumentar o risco de sangramentos.
Para saber quando você pode voltar a beber bebidas alcoólicas depois de uma cirurgia, converse com o/a médico/a que fez a operação e sigas as suas recomendações.
Também podem lhe interessar:
Qual o tempo de recuperação da cirurgia para retirar pedra da vesícula?
Quantos dias após a cirurgia de hérnia inguinal posso ter relação?