Gastroenterite é contagiosa?

Gastroenterite viral é contagiosa, pois o vírus pode ser transmitido através das fezes ou vômitos de pessoas infectadas. Já a gastroenterite bacteriana não é contagiosa, uma vez que a transmissão ocorre através de alimentos que já vêm contaminados por alguns tipos de bactérias.

Uma pessoa com gastroenterite viral pode transmitir o vírus ao contaminar alimentos ou bebidas, principalmente se não lavarem adequadamente as mãos depois de irem ao banheiro.

As formas de transmissão mais comuns das gastroenterites virais são os alimentos preparados por alguém infectado pelo vírus, os moluscos (polvo, lula, marisco, ostra) contaminados e os alimentos irrigados com água contaminada.

Publicidade

A prevenção das gastroenterites é feita sobretudo através do correto armazenamento, preparo, limpeza e manipulação dos alimentos. Alimentos perecíveis crus ou cozidos não devem ficar mais de duas horas em temperatura ambiente, pelo que devem ser guardados na geladeira ou congelados imediatamente.

Também é importante cozinhar os alimentos com as temperaturas suficientemente altas e durante o tempo necessário para matar as bactérias e os vírus que causam gastroenterite.

As frutas e os legumes devem ficar imersos numa solução com 1 colher de sopa de água sanitária (indicada para alimentos) para cada litro de água, durante 15 a 20 minutos minutos antes de comer.

Outra medida fundamental para prevenir a gastroenterite é lavar as mãos com água quente e sabão durante pelo menos 20 segundos, antes e depois de manipular alimentos crus, como carnes, aves, peixes, moluscos e ovos. O mesmo deve ser feito depois de ir ao banheiro, trocar fraldas, mexer ou tocar em animais.

Os principais sintomas da gastroenterite são vômitos, diarreia ou diarreia com sangue, cólicas abdominais, febre e calafrios. Os sintomas podem durar algumas horas ou permanecer por vários dias.

Leia também:

Quais os sintomas da gastroenterite viral? Como é o tratamento?

Quais os sintomas da gastroenterite bacteriana e como é o tratamento?

A gastroenterite pode causar desidratação e trazer sérias consequências, principalmente em bebês, crianças e idosos. Consulte um médico clínico geral, médico de família ou gastroenterologista na presença desses sintomas.

Saiba mais em:

Quais os sintomas da gastroenterite? Qual o tratamento?

Qual a dieta recomendada para quem tem gastroenterite?

O que é gastroenterite?